Programa Agrinho beneficia 246 municípios goianos

Imagem

whatsapp image 2018 02 23 at 15.59.26“A cada ano o Programa Agrinho tem sido multiplicado e naturalmente a metodologia é replicada em todas as escolas”, destacou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, durante o lançamento do Agrinho 2018, que ocorreu nesta sexta-feira (23), no auditório da Faeg. Voltado para estudantes de escolas privadas e públicas – municipais e estaduais -, professores, gestores escolares e comunidades em geral, o programa visa incentivar a prática pedagógica por meio de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes. A proposta do lançamento foi divulgar os objetivos do Agrinho, convidando o público a participar da edição deste ano, que terá como tema ‘O Brasil que queremos: seja protagonista’. Durante o lançamento do evento, o público pode conferir a apresentação de Stand Up da Agência Q9.

Para José Mário que também presidente o Conselho Administrativo do Senar Goiás, o Agrinho tem atingido cada vez mais municípios em todo o Estado e os principais mobilizadores são os educadores. “Se não fosse o engajamento dos nossos professores e diretores neste programa, sem dúvida nenhuma, o Agrinho seria apenas um silêncio, porque ele não teria nenhum significado. O grande significado do Programa Agrinho está na crença, na confiança e no trabalho dos educadores e professores de nosso Estado. É um programa transformador, porque seu principal objetivo é formar melhores cidadãos, mais conscientes, num mundo mais justo”, destacou.whatsapp image 2018 02 23 at 17.16.47

Segundo o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a proposta para 2018 é promover o Agrinho em 200 municípios do Estado e envolver mais de 150 mil estudantes e professores no projeto. Para ele, é necessário trazer assuntos diferenciados para a melhor execução deste programa.

Importância

O presidente do Sindicato Rural (SR) de Niquelândia, Cirino Vicente, destaca que o programa foi muito importante para o município, escolas e principalmente para as crianças. “Foi uma surpresa implantar o Agrinho em nossa cidade, porque estávamos por fora do assunto”, destacou. Cirino explica que o Agrinho não é bom somente para os Sindicatos Rurais (SR), mas para todo o município. “Todo mundo acaba sendo beneficiado pelo Agrinho, então, ele não é bom apenas para os sindicatos, mas sobretudo, para as crianças para que elas possam levar para seus pais, principalmente do meio rural, para que eles possam aproveitar este programa, com o intuito de respeitar o meio ambiente”, complementou entusiasmado.

whatsapp image 2018 02 23 at 17.01.50Alcance

Desenvolvido em quatro etapas, o programa envolve definição de tema e material pedagógico, lançamento de edição anual e capacitação de formador, formação inicial de agente educacional e desenvolvimento dos trabalhos, concurso Agrinho e premiação. Neste ano, o Senar Goiás pretende capacitar uma turma de instrutores. A primeira, entre os dias 20 a 23 de fevereiro. No total, 27 profissionais foram habilitados.

A coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás, Fátima Araújo, diz que a importância maior do evento é o legado deixado em cada município goiano. “Mais do que premiação e as ações desenvolvidas, o que fica não tem como mensurar. É muito grande a extensão do nosso programa, porque vemos rios revitalizados, praças arborizadas, escolas revitalizadas, entre outros. Todo esse envolvimento, a formação de hábitos e as atitudes do público participante são grandes conquistas trazidas pelo programa”, destaca.

Programação

O Agrinho encerrará suas atividades em novembro, com a premiação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018. Ao todo, serão 288 finalistas, que tiveram seus projetos avaliados pela Comissão Institucional Julgadora, organizada pelo Senar Goiás. A premiação é dividida de acordo com as 12 regionais do Sistema, são elas: Metropolitana, Centro Leste, Centro Norte, Norte, Médio Norte, Nordeste, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste, Extremo Sudoeste e Vale do Araguaia.

Etapas

Além da divisão pelas regionais do Senar Goiás, o concurso do Agrinho é promovido em quatro categorias – Desenho, Redação, Município Agrinho e Agrinho Jovem.

Programa Agrinho

O Programa Agrinho é um conjunto de ações de educação do Senar Goiás e visa promover educação, cidadania e consciência ambiental e outros temas, tendo a participação de escolas, professores, estudantes, parceiros e das comunidades atendidas. Há 10 anos, o Programa estimula o desenvolvimento de projetos nessa temática e premia, anualmente, alunos e professores responsáveis pelos melhores trabalhos desenvolvidos em todo o Estado.

Texto: Nayara Pereira

Fotos: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Faeg

Notícias

Faeg manifesta preocupação com tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros

Colheita

Notícias

Colheita de feijão chega com queda de preços

Senar

Notícias

Senar Goiás promove o Fórum de Carreiras em Goianésia para impulsionar a empregabilidade no agro

Imagem