AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Programa ofereceu mais de mil atendimentos ao povo de Jaupaci

Imagem

Jaupacienses receberam neste último sábado (8) assistência social, saúde e cidadania no dia em que o município escolheu para comemorar seus 59 anos

Jaupaci comemorou 59 anos e também recebeu mais uma edição do Faeg/Senar em AçãoDois grandes eventos marcaram a história de Jaupaci, neste último sábado (8). Isso porque a cidade escolheu comemorar seus 59 anos, a serem completados nesta segunda-feira (10), e também recebeu mais uma edição do Faeg/Senar em Ação, programa realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal. O evento ocorreu no Colégio Municipal Geraldo do Oliveira e contou com a presença do presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner.

Durante todo o dia, os moradores receberam atendimentos médicos, nas especialidades de ginecologia, urologia, pediatria, dermatologia e oftalmologia, além de exames preventivos, serviço para retirada de documentos, palestras educativas, recreação e lazer para as crianças. No total, mais de mil atendimentos e serviços foram realizados. Segundo Schreiner, a parceria com o Sindicato e a Prefeitura Municipal potencializa o trabalhado desempenhado pelo programa. “É um privilégio poder realizar um evento como este, de tamanha grandiosidade, oferecendo o que temos de melhor, que é saúde, cidadania, assistência social, proporcionando qualidade de vida ao povo de Jaupaci”, expressou entusiasmado. Ele ainda ressaltou a necessidade em cuidar do outro, sobretudo das pessoas que trabalham e produzem em Goiás. “Esta é a nossa oportunidade de ajudar o produtor e sua família. É uma honra poder participar disso tudo”, sinalizou.

Representatividade

Ocasião contou ainda com a presença de diversas autoridades políticas municipais, estaduais e federais, entre elas o prefeito de Jaupaci, Laerte DouradoA ocasião contou ainda com a presença de diversas autoridades políticas municipais, estaduais e federais, entre elas o prefeito de Jaupaci, Laerte Dourado. Para ele, a parceria com o programa Faeg/Senar em Ação só fortalece sua administração, já que o evento oferece qualidade de vida aos moradores. “Sem dúvida nenhuma, este é um belíssimo trabalho, já que proporciona saúde aos moradores da zona rural, facilitando o atendimento médico e exames a toda população”, expressou admirado. Câmara Municipal de Jaupaci entregou a José Mário o título de cidadão jaupacienseComo gratidão aos trabalhos prestados pela Faeg e o Senar Goiás, a Câmara Municipal de Jaupaci entregou a José Mário o título de cidadão jaupaciense. A indicação foi feita pelo vereador Antônio Walmir Freire e também pelo prefeito Laerte Dourado. “É com muita alegria e satisfação que estou mais uma vez em Jaupaci, participando desta programação do Faeg/Senar em Ação. É uma honra também receber esta homenagem”, agradeceu.

Saúde

O exame de vista foi o serviço mais solicitado pela população. Para o melhor atendimento, foram distribuídas senhas um dia antes do evento. Dona Teresa Maria de Barros, 79 anos, foi uma das primeiras a passar pelo exame de vista. Ela conta que já havia realizado duas cirurgias de cataratas antes, mesmo assim tinha problemas na visão. “Ainda sinto meus olhos embaçados. Por isso, que resolvi fazer o exame, porque não é todo dia que a gente tem esta chance”, contou a aposentada. Joselita Ivo da Silva participou como voluntária do Faeg/Senar em Ação. A agente de saúde, aposentada, conta que procurou a Prefeitura de Jaupaci para conseguir tratamento médico para seu pai. A partir daí, o Sindicato Rural foi acionado, providenciando o encaminhamento do Sr. Josué Maciel da Silva, 70 anos, à Casa de Apoio à Saúde Rural, em Goiânia. “Ficamos hospedados na Casa por oito dias e fomos muito bem atendidos e orientados pelos funcionários e pela assistente social da Casa, inclusive com a indicação de locais para fazer os exames com um preço bem mais em conta”, explicou. Apesar do tratamento médico com um ortopedista, que o pai precisa não ser barato para a família, Joselita conta que obteve economia com a hospedagem gratuita na Casa de Apoio. “Não temos nenhum parente em Goiânia, mas com a ajuda da Casa de Apoio economizamos bastante”.

Educação

Joselita conta que obteve economia com a hospedagem gratuita na Casa de ApoioA relação com a Faeg e o Senar Goiás não para por aí, já que o marido de Joselita, Waldemain Harami, que tem trabalha na zona rural, participou do curso de ‘Derivados de Mandioca’, através do Senar. Ele aprimorou as técnicas de produção de polvilho e farinha e agora planeja retomar um velho sonho, colocar uma mini fabrica para vender seus produtos.

Cidadania

Gilmar Dorado aproveitou o evento para fazer uma nova carteira de identidade

Gilmar Dourado dos Santos também aproveitou o evento e conseguiu fazer uma nova carteira de identidade. A ocasião serviu para fazer o exame preventivo, o PSA. “É uma excelente oportunidade para osmoradores de Jaupaci esta parceria entre Faeg e município, porque trás agilidade para quem necessita de serviços que normalmente demoram muito. Foi tudo rápido. Um atendimento de primeira”, conta o morador.

Texto: Francis Telles e Juliana Barros/Fotos: Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Condições

Preço Hortifrutis

Condições climáticas continuam impactando nos preços de Hortigranjeiros

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Expandindo

Resultados

Expandindo horizontes com a ATeG do Senar Goiás

Imagem