Com a redução do tempo chuvoso, o risco de incêndios aumenta principalmente nas propriedades rurais. É por isso que antes mesmo da chegada da seca, o Sistema Faeg/Senar/Ifag e Sindicatos Rurais trouxeram no encerramento da Tecnoshow, um minicurso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais com foco em cultura agrícola.
Os produtores rurais receberam dicas do Corpo de Bombeiros sobre evitar e controlar o fogo, conhecerem equipamentos, entenderam a importância não de realizar queimadas e se as mesmas forem necessárias, deverão ser feitas com licença e com preparo para evitar que as chamas se alastram além do período delimitado.
O Senar Goiás e o Corpo de Bombeiros são parceiros na operação Cerrado Vivo. O trabalho em conjunto conta com ações preventivas contra queimadas, capacitação de moradores ou trabalhadores rurais para se tornarem brigadistas e caso necessário, sejam capazes de exercer o primeiro combate aos incêndios nas propriedades rurais.
"O Sindicato Rural e o Senar Goiás são parceiros em oferecer o local para ajudar na mobilização e na divulgação das ações do corpo de bombeiros com relação a prevenção e combate a incêndios em áreas rurais. Também organizamos uma patrulha de monitoramento e combate a incêndios com o uso de Aeronaves agrícolas", destaca Renildo Teixeira, coordenador regional da região sudoeste.
Além disso, o Senar Goiás também oferece os cursos: Manejo Integrado de Fogo em Áreas Agrícolas e Prevenção e Combate a Incêndios na Cana-de-Açúcar. Saiba mais procurando sindicato Rural da sua região ou acessando:
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag