AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Rebanho de bovinos aumenta 3,51% em Goiás

Imagem

Foi divulgado hoje, 29 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados referentes à Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2020. Foi possível identificar um aumento de 1,5% no rebanho nacional de bovinos em comparação com o ano de 2019.

Goiás ficou com o segundo maior rebanho do país, apresentando um total de 23,62 milhões de cabeças, e expressando um aumento de 3,51% no comparativo anual, o mesmo ficou atrás apenas do Mato Grosso com 32,70 milhões de cabeças.

Em uma análise regional, a região Centro-oeste permaneceu como líder, seguida pelo Norte, onde se encontra a cidade de São Félix do Xingú (PA), possuindo o maior rebanho do país. O aumento da demanda internacional e consequentemente das exportações favoreceu o incremento de 1,5% no rebanho no País.

O rebanho de suínos apresentou um aumento de 1,4% em cenário nacional, justificado pelo aumento das exportações. A Região sul do País manteve a liderança na produção, Goiás andou na contramão e apresentou um decréscimo na produção de -3,0%.

O rebanho de Galináceos total no país teve um incremento de 1,5% de cabeças, e em Goiás apresentou acréscimo de 5,67% de cabeças levando em consideração galinhas, aumento este justificado pela pandemia e pelo uso alternativo de proteína animal mais barata.

Analisando a produção nacional de outros produtos de origem animal, incluindo: leite, ovos de galinha, ovos de codorna, mel de abelha, casulos do bicho-da-seda e lã, estes apresentaram um incremento de 27,13% no valor total arrecadado, que chegou a R$75,44 bilhões. No Centro-Oeste o aumento da arrecadação foi de 23,71%.

Com relação a produção de leite, Goiás ficou em terceiro lugar, atrás de MG e PR. O estado registrou um aumento 0,75% no comparativo com o ano anterior.

Já a produção nacional de ovos houve um incremento de 3,51%, justificado pelo menor poder aquisitivo da população durante a pandemia e o consequente aumento do consumo, sendo ainda, no estado de Goiás, apresentado um aumento de 0,08%.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar alcança 400 mil atendimentos com assistência técnica e gerencial

Cursos

Notícias

Cursos gratuitos sobre rodas: conheça a Carreta do Senar Goiás que vai levar conhecimento para todo o estado

Goiás

Notícias

Goiás registra queda no abate de bovinos no último trimestre do ano, mas apresenta crescimento no de suínos e frangos

Imagem