Rebanho de bovinos aumenta 3,51% em Goiás

Imagem

Foi divulgado hoje, 29 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados referentes à Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2020. Foi possível identificar um aumento de 1,5% no rebanho nacional de bovinos em comparação com o ano de 2019.

Goiás ficou com o segundo maior rebanho do país, apresentando um total de 23,62 milhões de cabeças, e expressando um aumento de 3,51% no comparativo anual, o mesmo ficou atrás apenas do Mato Grosso com 32,70 milhões de cabeças.

Em uma análise regional, a região Centro-oeste permaneceu como líder, seguida pelo Norte, onde se encontra a cidade de São Félix do Xingú (PA), possuindo o maior rebanho do país. O aumento da demanda internacional e consequentemente das exportações favoreceu o incremento de 1,5% no rebanho no País.

O rebanho de suínos apresentou um aumento de 1,4% em cenário nacional, justificado pelo aumento das exportações. A Região sul do País manteve a liderança na produção, Goiás andou na contramão e apresentou um decréscimo na produção de -3,0%.

O rebanho de Galináceos total no país teve um incremento de 1,5% de cabeças, e em Goiás apresentou acréscimo de 5,67% de cabeças levando em consideração galinhas, aumento este justificado pela pandemia e pelo uso alternativo de proteína animal mais barata.

Analisando a produção nacional de outros produtos de origem animal, incluindo: leite, ovos de galinha, ovos de codorna, mel de abelha, casulos do bicho-da-seda e lã, estes apresentaram um incremento de 27,13% no valor total arrecadado, que chegou a R$75,44 bilhões. No Centro-Oeste o aumento da arrecadação foi de 23,71%.

Com relação a produção de leite, Goiás ficou em terceiro lugar, atrás de MG e PR. O estado registrou um aumento 0,75% no comparativo com o ano anterior.

Já a produção nacional de ovos houve um incremento de 3,51%, justificado pelo menor poder aquisitivo da população durante a pandemia e o consequente aumento do consumo, sendo ainda, no estado de Goiás, apresentado um aumento de 0,08%.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Hub

Notícias

Hub Campo Lab fortalece parceria com startups em missão técnica na Fazenda Reunidas Baumgart

Produtores

Produtores rurais devem consultar credenciamento de empresas na Sefaz para evitar autuações

Pecuaristas

Pecuaristas de leite de Caldas Novas aumentam produção em 24% com ATeG

Imagem