Gecom da Faeg com informações do Senar Central
Neste sábado (22), acontecem as aulas inaugurais e presenciais do Curso Técnico em Agronegócio, da Rede e-Tec Brasil do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). No total, 1.981 vagas foram oferecidas em todo o país. E em Goiás, o número de inscritos superou as expectativas, obtendo 988 com 240 aprovados nos polos distribuídos nas cidades de Anápolis, Cristalina, Itumbiara, Niquelândia, Rio Verde e Alexânia.
Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, que dará as boas-vindas aos participantes, a expectativa é que as turmas formadas adquiram novos conhecimentos na área e contribuam de forma eficaz com o agronegócio do estado. “Queremos que os alunos saiam apostando em uma educação continuada. É preciso que se crie a consciência de que a capacitação é contínua e que esse curso de dois anos vem para abrir um leque de possibilidades”.
Além das turmas formadas em Goiás, mais 42 foram estruturadas e distribuídas por outros 14 estados (Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal), onde as aulas inaugurais também ocorrem no sábado (22).
Daqui há dois anos, que correspondem a 1.230 horas/aula sendo 80% ministradas à distância e 20% de forma presencial, eles estarão aptos para orientar os produtores rurais. Segundo o último Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 9,3% deles recebem visitas regulares de órgãos governamentais de assistência técnica.
Técnico em Agronegócio
O Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec nasceu de uma parceria entre o Senar e o Ministério da Educação (MEC) para ampliar e facilitar o acesso da população rural ao ensino de nível médio. Como a maior parte das aulas é realizada na modalidade à distância, ele permite que o aluno possa cursá-lo mesmo que more uma fazenda.
O objetivo do curso é aliar conhecimento, prática e visão empresarial além de ensinar disciplinas que estimulam o empreendedorismo no campo, como: Administração Rural, Economia Rural, Políticas Públicas para o Agronegócio, Marketing Aplicado ao Agronegócio, entre outras. O currículo está disponível no portal http://etec.senar.org.br/.