AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Representantes do setor agropecuário discutem iniciativas em tecnologia e inovação na Faeg

Imagem

A primeira reunião de 2020 da Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos, foi realizada no Campo Lab, espaço de inovação da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás ( Faeg).

O evento organizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), discutiu temas ligadas à tecnologia e à inovação no campo. Representantes de mais de 40 entidades ligadas ao setor agropecuário, que integram o 'conselho consultivo do agro', participaram desta edição.

Ao abrir o evento, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou a orientação do governador Ronaldo Caiado em levar iniciativas tecnológicas para o campo, fato que tem sido trabalhado pela Seapa e suas jurisdicionadas. "Temos exemplos como os aplicativos da Emater, Ceasa e Agrodefesa, que trazem soluções para os produtores e capacidade de expansão da produtividade. Por outro lado, temos outras pastas como a Sedi e a Goiás Telecom que estão trabalhando na parte de infraestrutura. Isso tudo é feito pensando no produtor, na ponta", destacou.

Um dos destaques do evento foi apresentação dos cases de duas empresas e de uma sessão de pitch com 10 jovens empreendedores de startups do CampoLab, hub de inovação do Sistema Faeg Senar.

O secretário de Desenvolvimento e Inovação, Adriano da Rocha Lima pontuou o investimento do Governo de Goiás em três tecnologias que estão revolucionando a sociedade: Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial. "Para tudo isso funcionar, precisamos de uma camada de infraestrutura que é a conectividade. E para atender a isso, o Estado tem o papel de articulador para construir parcerias e fazer isso chegar no interior", afirmou.

O presidente da Goiás Telecom, Hipólito Prado dos Santos, ressaltou que o Governo de Goiás tem trabalhado para a manutenção da rede de fibra ótica existente e para expansão da mesma. "Queremos nos tornar uma das maiores malhas de fibra ótica do Brasil e isso vai promover uma série de melhorias na conectividade no campo", disse.

Sobre a Câmara Temática “O Agro é de Todos”

A Câmara Temática de Estratégia, Competitividade e Políticas Públicas do Agronegócio do Estado de Goiás – O Agro é de Todos foi criada no dia 29 de março de 2019, na sede da Seapa. A proposta da Câmara, que atua como um ‘conselho consultivo do agro’, é aglutinar todos que integram o setor produtivo rural no Estado, por meio de um grupo de trabalho, para elaborar pautas positivas e propositivas do segmento, avaliação das principais diretrizes que norteiam o desenvolvimento agropecuário no Estado e no fortalecimento do setor em Goiás. Entre os assuntos já abordados em outras reuniões, realizadas em 2019, estão certificação da carne bovina goiana, Ferrovia Norte-Sul, Plano Plurianual (PPA) da Seapa, internet no campo, logística, entre outros.

Fonte: Seapa

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem