AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Safra de grãos é estimada em 227,9 milhões de toneladas

milho fredoxA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (11), o 7º levantamento de abril para a safra de grãos 2016/17. De acordo com o relatório o Brasil deve chegar aos 227,9 milhões de toneladas de grãos produzidos, volume nunca antes alcançado e que representa um crescimento de 22,1% em relação à safra anterior. Os destaques vão para soja e milho, que juntos representam quase 90% do total produzido.

De acordo com a Conab, a soja deve chegar a uma produção total de 110,2 milhões de toneladas, crescimento de 15,2% em relação à safra passada. O aumento de produtividade neste ano foi determinante neste resultado, sendo que a média nacional alcançou 54,46 sacas por hectare, resultado 14% superior ao ano anterior.

No milho o crescimento foi expressivo e influenciado pelas quebras de produção na safrinha passada. Segundo a Conab, o país deve produzir um total de 91,4 milhões de toneladas, resultado 37,5% superior ao ano passado. A segunda safra (safrinha) ainda está no campo e o resultado vai depender diretamente do volume de chuvas nas próximas semanas. As expectativas apontam para uma produção na safrinha de 61,6 milhões de toneladas, crescimento de 51% em relação à safra anterior.

Goiás plano safra faedo larissa melo 03

Já em Goiás, a Conab estima uma produção de cerca de 22,02 milhões de toneladas de grãos, alta de 25,5% em relação à safra anterior. O principal produto responsável por este crescimento em Goiás foi o milho, que ao se confirmar a produção de safrinha recuperará as perdas obtidos em 2016.

Segundo a Conab, a estimativa atual é de 9,8 milhões de toneladas de milho, acréscimo de 3,4 milhões de toneladas em relação a 2016. “A safrinha será responsável por 80% deste volume (7,8 milhões de toneladas), enquanto a safra de verão responde por 20% do total produzido do cereal (2,0 milhões de toneladas) ”, aponta o consultor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Cristiano Palavro.

A soja também obteve um bom resultado neste ano, influenciada pelo clima mais favorável nesta safra de verão. A expectativa é que Goiás chegue aos 10,8 milhões de toneladas nesta safra, resultado 5,6% superior ao ano passado. Entre os demais produtos destacamos o algodão (+19,6%), feijão (+7,5%), girassol (-11,4%) e o sorgo (+145%) em relação à safra passada.

Fonte: Gerência de Comunicação da Faeg, com informações da Conab

Fotos: Fredox Carvalho e Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Preço

Notícias

Preço do quilo do café está mais caro do que um dia trabalhado de quem ganha um salário mínimo

Conecta

Notícias

Conecta Produtor: aplicativo que ajuda a avaliar resultados já utilizado em 100 mil propriedades

Senar

Notícias

Senar Goiás bate recorde em 'Assistência Técnica e Gerencial' para produtores de leite

Imagem