Safra de grãos eleva recorde para 222,9 milhões de toneladas

dsc 0142A safra 2016/17 de grãos está estimada em 222,9 milhões de toneladas, com um aumento de 19,5% ou 36,3 milhões de toneladas frente às 186,6 milhões de toneladas da safra anterior, de acordo com o 6º Levantamento divulgado, nesta quinta-feira (9), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em Goiás a expectativa nacional continua boa e os números apresentados pela entidade apontam crescimento esperado de 18,6% na produção total de grãos, que deverá chegar aos 20,8 milhões de toneladas nesta safra. “Este resultado se deve diretamente ao avanço da produtividade média dos cultivos (+18%), já que a área plantada cresceu timidamente este ano no estado (+0,5%)”, explica o consultor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Cristiano Palavro.

Entre os principais produtos o destaque segue com a soja, que neste ano deve chegar a um total de 10,2 milhões de toneladas produzidas, resultado muito semelhante ao do ano anterior, segundo a Conab. Já para o milho o crescimento esperado é significativo, com expectativas atuais apontando para alta de 44,1%, chegando aos 9,2 milhões de toneladas produzidas.

Sorgo

Goiás é o grande destaque também na produção de sorgo, sendo responsável por 46% do total produzido no País. Nesta safra é esperado um crescimento de 126% na produção de sorgo do estado, chegando a 772 mil toneladas produzidas. “Este resultado tão significativo se dá principalmente em função das elevadas perdas obtidas no ano passado, período em que o estado amargou a perda de 60% de sua produção de sorgo”, destaca Palavro.

Produção brasileiramilho antonio pereira 11

No que diz respeito a produção nacional, o crescimento da safra se deve à recuperação da produtividade média das culturas, agora livres da influência das más condições climáticas da safra passada, e ao aumento de área. A previsão é de ampliação de 2,8% na área total em relação à safra anterior, podendo chegar a 60 milhões de hectares. Esse prognóstico de área inclui as culturas de segunda safra.

A soja projeta crescimento de 12,8% na produção, devendo atingir 107,6 milhões de toneladas, com aumento de 12,2 milhões de toneladas em relação à safra anterior e ampliação de 1,9% na área, que deve chegar a 33,9 milhões de hectares.

Já o milho total deve alcançar 89 milhões de toneladas – 33,7% superior à safra 2015/2016 –, com 29,3 milhões de toneladas para a primeira safra e 59,7 milhões para a segunda. A área total do milho deve ser de 16,8 milhões de hectares – 5,3% acima da safra anterior. Juntos, milho e soja representam quase 90% do total de grãos produzido no país.

Arroz

A Conab vem apresentando, desde o último levantamento, estimativa desagregada de produção de arroz cultivado nos sistemas sequeiro e irrigado, além dos números da expansão da irrigação no Brasil e sua importância na safra de grãos. A previsão total de arroz, neste 6º levantamento, é de 12 milhões de toneladas e aumento de 12,9% frente à safra anterior, com 1,2 milhão de t de sequeiro e 10,8 milhões de irrigado.

Feijão e algodão

A produção do feijão primeira safra deve chegar a 1,38 milhão de toneladas, resultado 33,6% superior à safra passada. São 862,2 mil toneladas para o tipo carioca, 318,3 mil para o preto e 201,5 mil para o caupi. Já o algodão pluma pode ter incremento de 11,9% e chegar a 1,44 milhão de toneladas, mesmo com uma redução de 3,1% na área cultivada. A preferência pelo cultivo de soja é o que ocasionou a redução de áreas do algodão e do arroz, o que não acontece com as demais culturas de primeira safra.

Exportações

O estudo traz também dados sobre as principais rotas de escoamento da soja destinada ao mercado internacional. De acordo com a Segunda Estimativa das Exportações do Complexo Soja por Portos - Safra 2016/17, os embarques de soja devem chegar a 74,9 milhões de toneladas. Os portos mais utilizados continuam sendo o de Santos/SP, que tem como principais usuários os produtores de Mato Grosso, e Paranaguá/PR, preferido pelos produtores paranaenses.

Texto: Gerência de comunicação da Faeg e Conab

Foto: Arquivo Faeg

Áreas de atuação

Veja também

III

Notícia

III Corrida Senar 2025 reúne mais de 1.400 participantes neste domingo

Expedição

Notícias

Expedição Safra Goiás aponta queda na produtividade da soja, custos altos de produção e redução de lucro

Diagnóstico

Diagnóstico das lavouras do estado será apresentado nesta sexta-feira

Imagem