A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta quinta-feira (3), o 1º Levantamento da Safra 2018/2019 de cana-de-açúcar. Os números apresentados no relatório apontam que o rendimento médio da cana-de-açúcar em Goiás, em produtividade, deve apresentar leve melhora de quase 1% de acréscimo – 77,4 toneladas por hectare para 78,2 ton/ha. A área colhida deve diminuir em 0,2%, ou seja, bem próximo a área colhida na safra anterior. Já a área total cultivada de cana-de-açúcar no estado é de 1,10 milhões de hectares e a área a ser colhida deve representar 82,3% desse total – quase 910 mil hectares.
De acordo com o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves, apesar da redução de área, essa produtividade levemente superior deve melhorar a expectativa de produção em cerca de 0,7%, chegando a 71,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, expectativa de uma safra próxima do que foi 17/18.
No caso do etanol, a estimativa de fabricação total deve apresentar crescimento de 3,8%, passando de uma produção de 4,63 bilhões de litros para 4,80 bilhões de litros de etanol total. No caso do anidro, devem ser produzidos 1,36 bilhões de litros o que equivale a um acréscimo de 25,4% em relação a produção na temporada passada. Já o hidratado deve cair a produção em 2,8% com um total produzido de 3,44 bilhões de litros.
Açúcar
Na safra anterior foram produzidas 2,23 milhões toneladas de açúcar e nessa temporada a produção deve ficar em torno de 2,11 milhões de toneladas, cerca de 5,5% menor.
Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar
Foto: Larissa Melo