AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Safra recorde e fretes mais altos para a soja goiana em 2014

2014-01-20-grãospalestrante
Com uma expectativa de safra recorde, de fretes até 20% mais caros e sem conseguir vencer por completo os problemas logísticos, o produtor goiano de soja tem um ano de 2014 cheio de desafios a serem enfrentados. Entre os principais aliados, a taxa de câmbio e o aumento crescente por demanda no mercado interno e externo.

Estes foram alguns dos pontos discutidos no 1º dia de Seminário de Comercialização de Grãos, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), no município de São João da Aliança na noite da última segunda-feira (20). O evento segue ainda por outras cinco cidades e tem como palestrante o consultor em gerenciamento de riscos da FCStone, Gustavo Bezerra.

Gustavo ressaltou ainda que é preciso avaliar a melhor oportunidade de vender o próprio produto. “O Banco Central acaba determinando onde o dólar vai parar, mas os picos de dólar podem ser a melhor oportunidade de venda da soja”, acrescentou.

Os seminários, realizados sempre no mês de janeiro, antecedem o início da colheita da intensifica. Assim sendo, o objetivo é auxiliar o produtor na decisão sobre a melhor forma de comercialização. “Queremos saber como, quando e, com quem comercializar nossa produção”, completa o presidente do Sindicato Rural de São João da Aliança, Justino Perius.

Crescimento certo
2014-01-20-grãossãojoão
Presidente da Faeg, José Mário Schreiner afirma que o crescimento do mercado brasileiro é um caminho sem volta e que é preciso ficar atento aos benefícios que isso traz ao produtor. “A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) abriu escritórios em Pequim e em Bruxelas. Esta não é uma atitude em vão, estamos ganhando representatividade. Nosso setor começa a ser bem visto lá fora”, completou o presidente.

José Mário acrescentou ainda que acredita que o produtor brasileiro é o mais competente do mundo. Isto porque, em 30 anos, conseguiram aumentar a produção de 30 sacas de soja por hectare para até 75 sacas em um mesmo espaço. Se o assunto for milho, o número pulou de 70 para 200 sacas. “Tivemos todo esse avanço em um mesmo espaço físico e com os mesmos recursos naturais. Qual segmento avançou tanto em tão pouco tempo?”, questionou o presidente.

Painelistas
Moderados pelo Consultor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) Cristiano Palavro, dois painelistas expuseram sobre mercado e a empresa que representam. No primeiro evento, Leonardo Domaszak representante técnico de vendas da Bayer Cropscience e Jairo Cruz de Almeida, analista técnico do Senar Goiás foram os participantes.

Na ocasião, além de reponder alguns questionamentos da plateia, Jairo falou sobre os programas Negócio Certo Rural e Programa Empreendedor Rural (PER), que são realizados pelo Sebrae Goiás em parceria com o Senar Goiás. Ambos envolvem capacitação e consultoria técnica.

Próximas cidades

Cristalina e região
Data: 21/01/2014 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) de Cristalina

Goiatuba e região
Data: 22/01/2014 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Sede do Sindicato Rural de Goiatuba (Rua Corumbá 615, Centro)

Caiapônia e região
Data: 23/01/2014 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Clube Treze de Maio

Rio Verde e região
Data: 24/01/2014 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Parque Agropecuário de Rio Verde, Salão Verde

Mineiros e região
Data: 27/01/2014 (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Parque Agropecuário de Mineiros, Tatersal

Áreas de atuação

Veja também

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Imagem