Saiba como se proteger da venda casada na contratação do crédito rural

Imagem

O Sistema Faeg/Senar/Ifag alerta aos produtores rurais para ficarem atentos a exigência de contratação de serviços para liberação de crédito rural. A prática ilegal, pode ser denunciada através do canal "nada além do que preciso". Ele foi criado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o objetivo de orientar os produtores a reconhecer a VENDA CASADA na concessão do crédito rural nas instituições financeiras do país. A prática abusiva é proibida pelo Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90, artigo 39, inc. I),

A “venda casada” acontece quando um fornecedor condiciona a venda de um produto ou serviço a outro produto ou serviço. Exemplo: caso a liberação do crédito rural seja condicionada à compra de outros produtos e serviços bancários (título de capitalização, aplicações financeiras etc.).

Os produtores devem ainda utilizar a plataforma oficial do governo consumidor.gov.br para relatar a venda casada e solucionar o conflito com a instituição financeira. Para fazer uma reclamação anônima utilize a plataforma da CNA.

Além disso, a CNA elaborou, em parceria com a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) o "Guia Venda Casada saiba reconhecer e denunciar esta prática na concessão do crédito rural". O Guia, disponível abaixo para download orienta sobre a contratação de produtos financeiros, o que é VENDA CASADA, e em quais situações é permitido ao banco oferecer ou exigir contratação desses serviços.

O canal "nada além do que preciso" é uma ação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em apoio a inciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para promover ações conjuntas para aperfeiçoar a prestação de serviços financeiros ao produtor rural. A parceria foi formalizada em outubro de 2019, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), que tem vigência de 24 meses Acesse a página do MAPA aqui e saiba mais sobre a inciativa.

saiba mais no:https://www.cnabrasil.org.br/paginas-especiais/nadaalemdoquepreciso.


Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag



Áreas de atuação

Veja também

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Imagem