AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Saúde e cidadania chegam a Santo Antônio de Goiás

Representantes ao lado da muda de ipê símbolo do programa. Foto Larissa MeloNayara Pereira

“Não é todo dia que você vê ações de cidadania e saúde gratuitas para a população. Principalmente vindo de entendidas que não fazem parte do governo”, destacou o pedreiro, Erieldon Sena e Silva, 34 anos, durante o Faeg/Senar em Ação, realizado no último sábado (7), na cidade de Santo Antônio de Goiás, localizada a 41 quilômetros de Goiânia. A ação, que ocorreu no Colégio Estadual Padre Alexandre de Morais, faz parte da iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), mobilizou todo município, além da população das cidades vizinhas que foram em busca de atendimentos.Pedreiro foi em busca de atendimento odontológico. Foto Larissa Melo

Para o pedreiro, Erielson, que foi em busca de atendimento odontológico, a sensação de ver várias pessoas trabalharem em prol do bem comum, faz com que a esperança de dias melhores ainda permaneça. “Estou extremamente enaltecido com essa grandiosa ação. Fui atendido com atenção, cuidado e principalmente, sai com meu exame em mãos. Obrigado por permitirem que pessoas simples, que às vezes não tem condições de fazer um exame qualquer, em um prazo de 2 horas já fui atendido e com qualidade”, agradeceu emocionado.

Presente no evento, o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que também preside o Conselho Administrativo do Senar Goiás, destacou a importância de ações de cidadania e saúde para a sociedade. “Levar atendimentos a quem mais precisa, seja na zona rural ou na cidade é especial e imprescindível. Assim com nós, a presença de profissionais e parceiros em quase todas as edições, engrandece nosso programa”, destacou Schreiner, que na ocasião estava acompanhado pelo secretário executivo do Senar Central, Daniel Carrara e do surperintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo.

Presidente da Faeg ao lado do representante da FAO no Brasil Alan Bojanic. Foto Larissa Melo“Santo Antônio, recebeu uma edição muito especial do Faeg Senar em Ação, onde além da programação tradicinal, trouxemos demonstrações e treinamentos dos cursos do Senar Goiás, e contamos com a presença importantíssima do representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, que veio conhecer de perto as ações que promovemos em prol das famílias da cidade e do campo”, discursou o presidente da Faeg, para a população presente no evento.

Olhares a favor da população

Impressionado com a dimensão do programa, o representante da FAO, no Brasil, Alan Bojanic, destacou a importância das ações que englobam a assistência social e com foco na saúde das pessoas. “É incrível o papel das entidades que trabalham a favor das pessoas carentes e distantes das grandes cidades. O mais incrível ainda, é quando entidades como a Faeg e o Senar Goiás, abraçam ações que são características do governo. Não vejo isso acontecer nos principais estados pelos quais percorro”, apontou Bojanic.

AgradecimentoPrefeito de Santo Antônio de Goiás agradeceu pelo evento na cidade. Foto Larissa Melo

Segundo o prefeito de Santo Antônio de Goiás, Frederico Marques, o dia foi de agradecimento pela oportunidade que a Faeg e o Senar Goiás, possibilitaram ao município. “Sabemos das dificuldades que enfrentamos a cada dia, mas quando contamos com pessoas que estão ao nosso lado, com um único objetivo, trabalhamos com motivação. Obrigado José Mário e toda a sua equipe, pelo belíssimo trabalho em nossa cidade. Esse dia ficará para a história”, agradeceu o prefeito.

Pollyana Silva comentou importância dos parceiros na realização do evento. Foto Larissa MeloAções

Durante o sábado (7), as famílias receberam atendimentos relacionados à saúde, nas seguintes especialidades: clínica geral, ginecologia, cardiologia, psicologia, dermatologia, odontologia e oftalmologia. Outros serviços também fizeram parte da lista, como: assistência social, exames de PSA e preventivo – Papanicolau, teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC, eletrocardiograma, Orientações sobre tratamento da Síndrome Metabólica, além de palestras sobre saúde bucal para as crianças.

No que diz respeito à cidadania, a população contou com atendimentos na fotografia, cadastro de CPF, emissão de identidade, xerox, orientações jurídicas e orientações do programa Bolsa Família e Renda Cidadã. Na área da beleza, serviço de corte de cabelo com a equipe do Senac, além da recreação, com brinquedos e apresentações culturais. Durante o evento, foram entregues certificados de treinamentos do Senar Goiás.

ParceriaBojanic visitou standes do Senar Goiás durante evento. Foto Larissa Melo

Também participaram da solenidade no sábado (7), o presidente do Sindicato Rural (SR) de Itauçu, Marcus Vinicius Rodrigues; chefe adjunto de transferência de tecnologia, Lineu Alberto Domit; presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (Aeago), Luiz Fernando de Mattos Pimenta; vereadores, Tim e Lucimar e o representante do Deputado Federal, Jovair Arantes, Woshington Luiz.

A coordenadora do programa, Pollyana Silva, comentou a importância dos parceiros na realização do evento. “Foi por meio da parceria com várias entidades, que conseguimos trazer o Faeg Senar em Ação pela primeira vez a Santo Antônio, além de cursos e treinamentos a população”, enfatizou.

Foram parceiros da primeira edição do Faeg/Senar em Ação, em Santo Antônio de Goiás, a prefeitura municipal, o Sindicato Rural (SR) de Itauçu, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

Treinamentos e demonstrações

Em paralelo a programação do evento, a Faeg e o Senar Goiás, realizaram também, demonstrações de cursos e treinamentos dos vários programas das entidades. Entre os treinamentos que iniciaram no último dia 27 de outubro, estiveram: Identificação e Processamento Caseiro de Plantas Medicinais, Produção Caseira de Alimentos em Leite, Transformação Caseira de Carne Suína e Agricultura Urbana voltado para a área da hidroponia. Já nos cursos que estavam em demonstração ao público, compuseram a lista: Processamento Caseiro de Milho e Mandioca, Pintura, Selaria, Casqueamento e Adestramento de Cães.

Áreas de atuação

Veja também

Cal

Você Sabia?

Cal pode usada como protetor solar de plantas

Faeg

Notícias

Faeg participa do workshop “Agro e o Mercado de Capitais”

Centro-Oeste

Notícia

Centro-Oeste em alta: recordes no abate de bovinos, produção de ovos e curtimento no 2º Trimestre de 2024.

Imagem