Texto: Gilmara Roberto
Fotos: Mendel Cortizo
Com esse questionamento, José Mário Schreiner, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, instigou estudantes de administração da Faculdades Alves Faria (Alfa), em Goiânia. José Mário lançou seu livro “Empreender é a Saída” na manhã de terça-feira (29/04) na instituição e falou aos jovens sobre como atuar em nichos de mercado que exigem cada vez mais mão de obra: a demanda mundial por alimentos e o agronegócio.
“As pessoas pensam que bons empregos vão lhes dar a garantia de um vida tranquila. Mas, se todos quiserem só um bom emprego, quem vai empreender? Quem vai ser o empresário por trás do crescimento?”, indagou José Mário. Para o presidente da Faeg, é importante que os jovens, principalmente estudantes de administração, vislumbrem as oportunidades que estão abertas e saibam que nem sempre a carreira e o emprego tradicionais oferecem o futuro que podem conquistar.
Schreiner destacou que a demanda mundial por alimentos exige do agronegócio goiano e brasileiro uma capacidade produtiva cada vez mais otimizada. Para isso, o campo precisa de técnicos e especialistas não apenas nas áreas agrícolas, mas também em áreas como a administração.
Estudante do sétimo período do curso de administração, Edgar Henrique de Moura contou que a palestra serviu para lhe propor uma nova carreira: “É um tema pouco falado para nós. Como estudamos na administração, os alimentos estão na categoria dos itens de primeira necessidade do ser humano. Ainda não tinha pensado em trabalhar nesse ramo, mas saio da palestra com o novo ideal de trabalhar nessa área”.
O superintendente da Alfa, Nelson de Carvalho Filho, comentou que estimular o empreendedorismo dentro da faculdade é uma forma de promover a capacitação de profissionais diferenciados. “O tema ‘empreender’ é absolutamente necessário. E no momento em que se decide empreender, é fundamental se preparar porque não existe mais concorrência local. Nós concorremos com outros países. O exemplo de José Mário é muito válido para compreendermos o que podemos fazer mundialmente”, destacou.
Ao fim do evento, os estudantes receberam exemplares autografados do livro de José Mário Schreiner. Também participaram do evento a coordenadora do curso de administração, Itla José de Almeida, e outros professores.