Segurança jurídica e economia para o produtor rural com a plataforma de registro de máquinas agrícolas

Imagem

O registro de tratores e máquinas, gratuitamente, na plataforma ID Agro representará segurança jurídica e economia para os produtores rurais. Essa foi a avaliação feita pelas autoridades que participaram, na sexta (20), do lançamento da nova ferramenta durante a programação da quarta edição do Agro pelo Brasil.

Para Fernando Camargo, Secretário de Inovação e desenvolvimento Rural (MAPA), parceiro no desenvolvimento do sistema, a ação é como uma espécie de “carteira de identidade” do produtor rural. “Estamos preenchendo uma lacuna legal, atendendo o produtor rural brasileiro, que era ter uma carteira de identidade da sua máquina e poder transitar em via pública sem receber multa ou ter seu equipamento confiscado”.

“O que estamos assistindo aqui hoje é um avanço histórico e trará segurança jurídica a todos produtores rurais do Brasil. Sem dúvida nenhuma, essa parceria entre CNA, Instituto CNA, ANFAVEA e Ministério da Agricultura, dirigido pela nossa ministra Tereza Cristina, trabalhando em prol do agro brasileiro, acima de tudo em prol dos produtores rurais brasileiros é um momento histórico e haveremos de comemorar muito”, afirmou o vice-presidente da CNA e deputado federal, Zé Mário Schreiner.

A implantação do ID Agro, uma plataforma que irá garantir ao produtor rural gratuidade em seu uso e proporcionará benefícios, entre eles, a garantia fiscal de propriedade do trator, reduzindo os custos com seguro e facilitando os processos de financiamento com garantia é esperada pelos produtores rurais desde 2015. Outro ganho importante com o ID Agro será o de facilitar o rastreio e a fiscalização por parte das autoridades policiais em caso de roubo ou furto do equipamento.

A ministra, Tereza Cristina, demonstrou sua satisfação com a parceria e destacou a rapidez e eficiência no desenvolvimento do sistema, que classificou como rápido seguro e importantíssimo para os produtores rurais do País.
“Com a participação de todos, ouvindo todos, com diálogo aberto, fizemos essa ferramenta que acho que vai ser de grande valia para o produtor rural”. Deixou claro o comprometimento do atual governo com o homem do campo. “Eu quero parabenizar a equipe no Ministério da Agricultura, a CNA, o Instituto CNA que nos ajudou a fazer e o Ministério da Justiça, e quero dizer que no governo do Presidente Jair Bolsonaro é assim para ajudar os agricultores é assim, a coisa, é rápida, é simples e tem que acontecer”. Afirmou.

Até 20 de março de 2021, a plataforma vai ter uma fase piloto em que somente alguns agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será possível registrar também os tratores antigos.

A plataforma ID Agro poderá ser utilizada direto pelo smartphone, basta baixar o aplicativo pelo play.google.com. Atualmente está disponível apenas para Android, mas em breve também estará para iOS e na web.

Comunicação Sistema Faeg

Áreas de atuação

Veja também

Com

Com o apoio do Senar Goiás, avicultura ganha protagonismo e se prepara para as festas de fim de ano

Atraso

Atraso no plantio da soja pode forçar migração para outras culturas na safrinha, diz Ifag

Capacitações

Capacitações do Senar Goiás contribuem para preservação ambiental

Imagem