AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar ampliará capacitações e assistência técnica para piscicultores de Minaçu

Imagem

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) atuará em parceria com o Governo do Estado nas novas ações de fomento à piscicultura no município de Minaçu. A instituição será responsável por capacitar e ampliar o trabalho de assistência técnica e gerencial (ATeG) oferecida aos pequenos produtores e agricultores familiares da região, com intuito de estruturar a cadeia produtiva local e promover o beneficiamento do pescado para comercialização.

A divulgação das capacitações e a ampliação do programa de assistência técnica (Senar Mais) a serem oferecidos aos agricultores em condições de maior fragilidade material ocorrerá nesta terça terça-feira (27/10), na assinatura do termo de parceria para a liberação de R$ 1,8 milhão, em recursos do Governo do Estado para o município. Dois cursos estão sendo disponibilizados para os piscicultores: 1) piscicultura (noções gerais) e 2) piscicultura – reprodução. As grades curriculares podem ser acessadas no portal sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamento.

A solenidade acontecerá a partir das 10h, na Praia do Sol, com a presença da coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado e de representantes do Senar Goiás, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Secretaria da Retomada, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e PesquisaAgropecuária (Emater) e da Prefeitura de Minaçu.

Nos últimos três anos, mais de 30 piscicultores de Minaçu, receberam assistência técnica e gerencial do Senar Goiás. O trabalho é gratuito e tem contribuído significativamente para que os piscicultores alcancem mais eficiência na gestão da atividade, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida do pequeno produtor e de seus familiares.

Por meio dessa parceria, o Governo e seus parceiros, visam cuidar de toda a cadeia produtiva de agricultores em condições de maior fragilidade material, com auxílio na capacitação, acompanhamento técnico, insumos, acesso a crédito e regularização de documentos para que as famílias beneficiadas, futuramente, possam gerir a produção de forma autônoma e independente e promover o incremento em suas rendas.

Recursos – os recursos a serem liberados pelo Governo são do Fundo de Fomento a Mineração (Funmineral). Os valores serão utilizados para a aquisição de equipamentos e estruturação de frigorífico para abate e beneficiamento de tilápia. Serão contemplados piscicultores e pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.

Durante a programação do evento, também serão anunciados, os programas Mais Crédito e Mais Empregos, operacionalizados pela Secretaria da Retomada, em parceria com a Agência de Fomento de Goiás (Goiás Fomento), assim como apoio para a constituição de uma cooperativa, por meio da Secretaria da Retomada. Essas ações também integram o projeto Agro é Social, desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), Seapa e Emater.

Agro é Social - em 2019, pequenos produtores de tilápia da AAQUIPAC receberam, do Governo de Goiás, insumos, por meio do “Agro é Social – gerando renda e transformando vidas”. Foram doados tanques-rede e alevinos e, além dos recursos, os piscicultores receberam assistência técnica por meio de uma parceria entre Emater e Senar Goiás.

De acordo com a Radiografia do Agro, publicada pela Seapa, em 2018 a produção de pescado em Goiás foi de 15.537 toneladas, sendo que quase 59,8% da produção aquícola do Estado é de tilápia, o equivalente a mais de 9.291 toneladas.

Fonte: Seapa/Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás oferece quase 100 cursos gratuitos em EAD para capacitação no setor agropecuário

Assistência

Notícias

Assistência Técnica do Senar Goiás alcança número recorde de produtores

Arroba

Arroba do gado: IFAG orienta produtores para reduzir impactos de queda de preço 2 a 3% ao mês

Imagem