AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar Goiás consolida parceria com Hospital Casa de Eurípedes

Autoridades e pacientes participaram de cerimônia de apresentação do Programa Equoterapia e entrega de certificados

03Na tarde desta segunda-feira (10/03), o presidente do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás, José Mário Schreiner, participou de solenidade que consolidou parceria com a Casa de Eurípedes para realização do Programa Equoterapia. Autoridades, pacientes da casa e estudantes de escola mantida pela instituição participaram do evento, além da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Goiás. Na ocasião, também foram entregues certificados a participantes de outros sete treinamentos realizados pelo Senar a pacientes da Casa de Eurípedes.

A Casa de Eurípedes é uma instituição hospitalar e educacional com filosofia espírita que atende atualmente cerca de 580 pessoas. A parceria entre as duas instituições se dá por meio de capacitação de mão de obra para a reinserção de dependentes químicos no meio social e para a reabilitação de pacientes com transtornos mentais ou estudantes com déficit de aprendizagem ou hiperatividade por meio da equoterapia. “Firmar uma parceria significa caminhar junto para o bem das pessoas e para a melhoria de sua qualidade de vida. Viemos aqui hoje para consolidar esse acordo com a Casa de Eurípedes, para levar os valores da terra para essas pessoas”, declarou José Mário.

02

O presidente da Casa de Eurípedes, Jeziel da Silva Ramos, informou que esforços do Senar Goiás tem possibilitado a melhoria dos serviços da instituição. “Com a parceria, temos condições de oferecer atendimentos com qualidade cada vez maior. Os cursos são de extrema utilidade para nossos pacientes porque conseguimos resgatar valores perdidos por meio das atividades do campo”, declarou o presidente.

Na Casa de Eurípedes o Programa Equoterapia envolve três públicos: estudantes da Escola Allan Kardec, mantida pela instituição, pacientes com transtornos mentais e em tratamento de dependência química. “Da escola, trazemos as crianças que apresentam hiperatividade ou déficit de aprendizado para terapia. Já os dependentes químicos realizam o curso do Senar e passam a atuar como monitores da equoterapia”, explicou a coordenadora do programa na Casa de Eurípedes, Susana Gilberti.

Francine Nogueira e Silva, que é professora e mãe de praticante, informou que notou diferença nas crianças já a partir da segunda aula de equoterapia. “A Júlia se tornou mais calma, comunicativa, alegre e carinhosa. Na sala de aula, as crianças mostraram um rendimento muito maior. Alguns alunos da alfabetização ainda não tinham conseguido aprender a ler e começaram a se desenvolver a partir das aulas da equoterapia”, contou.

Capacitação

Fisioterapeuta graduado, Fernando Hnerique Campos Pinter é um dos pacientes em tratamento contra dependência química que dedica parte de seu tempo à reabilitação de outros internos. “Trabalhamos com a reabilitação, mas principalmente com a prevenção de problemas posturais, equilíbrio e coordenação motora”, explicou o monitor. Em seu próprio tratamento, Fernando declarou que a equoterapia tem o tornado mais paciente e disciplinado. “O trabalho tem me ajudado muito na reinserção no meio social”, comentou.


01Entre os cursos realizados pelo Senar Goiás na Casa de Eurípedes esteve o de Hortaliça Orgânica, que levou a Raimundo Pereira Cunha a oportunidade de realizar um desejo antigo. “Desde criança eu sonho em produzir hortaliças, principalmente as orgânicas. Agora, eu quero voltar para a minha terra natal, que é Carolina, no sul do Maranhão, para colocar tudo em prática”, projetou Raimundo, que receberá alta na sexta-feira (14/02).

Novas parcerias

Durante a cerimônia, o presidente José Mario Schreiner se mostrou aberto a novas parcerias com a Casa de Eurípedes. “Deixo aqui o desafio de instaurarmos, em parceria, o Programa Agrinho para crianças de ensino fundamental e o Pronatec para estudantes do ensino médio”, convidou. O presidente da Casa, Jesiel Ramos, se comprometeu em estudar a viabilidade da implantação dos programas.

Áreas de atuação

Veja também

Prazo

Notícias

Prazo para produtor emitir CCIR começa nesta terça (18/06)

Mecanismos

Notícia

Mecanismos de preservação do patrimônio: se inscreva para os seminários de holding rural

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Imagem