Senar destaca importância da identificação da margem bruta na atividade rural

Imagem

Em um novo vídeo sobre gerenciamento da propriedade rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) destaca a importância da identificação da Margem Bruta na atividade agropecuária.

O Senar explica que a Margem Bruta é o resultado da Renda Bruta (venda da produção) obtida na atividade agropecuária menos o Custo Operacional Efetivo (COE), considerando o período analisado de um ano.

“Se a margem bruta for negativa, indica que a atividade está sendo antieconômica. A atividade está sendo inviável no curto, médio e longo prazo. Ou seja, o produtor paga para produzir”, destaca o vídeo.

Já se a Margem Bruta for igual a zero, o produtor precisa ficar alerta. “Apesar de pagar o Custo Operacional Efetivo, a Renda Bruta não paga nenhum dos custos de depreciação, mão de obra familiar e custo de oportunidade. Neste caso, a atividade pode ser inviável no médio prazo”.

Por outro lado, se a Margem Bruta for positiva, a atividade agropecuária é viável no curto prazo. “Ainda assim é importante observar os outros indicadores, como a margem líquida e o lucro.

Assista ao vídeo:


Conheça os outros vídeos da série em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLpvd_yKjERaf4xHrtG0sx87tWtaFes9TS

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Comunicação Sistema Faeg/Senar


Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem