Entre os dias 9 e 11 de outubro, a Escola Municipal Pequeno Príncipe, localizada no município de Panamá (GO), recebeu o Curso de Olericultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) para a formação de uma horta na unidade escolar. A atividade foi realizada por meio de parceria entre a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), o Sindicato Rural do município e a Prefeitura Municipal de Panamá.
Ao todo, 12 pessoas participaram do curso e deram início a horta na escola. Os implementos foram fornecidos pela prefeitura municipal. Foram plantadas mudas de alface, salsinha, rúcula, cebolinha, rabanete, beterraba e couve. As olerícolas serão utilizadas no lanche fornecido para as crianças e foram escolhidas a partir das maiores necessidades apresentadas pela diretora.
A engenheira agrônoma da Emater Camila Silva Goulart de Paula, que teve a iniciativa de organizar a atividade, procurou a coordenação da escola propondo a construção da horta. “O objetivo é agregar conhecimento e diminuir custos para a escola”, explica. De acordo com ela “a horta é uma iniciativa para alunos, funcionários e professores, que ensinam também a cultivar sem degradar o meio ambiente e sem comprometer a saúde humana”.
Para o instrutor do Senar Goiás e engenheiro agrônomo, Guilherme Fernandes da Silva, a iniciativa de implantar a horta nas escolas é importante para oferecer aos alunos um alimento saudável nas refeições. O engenheiro ainda pontua a importância de “dar oportunidade para os alunos de conhecer como funciona a produção dos alimentos de forma recreativa e educacional”.
A atividade foi inserida no Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), do governo federal. O programa busca autonomia das famílias através da assistência social, sendo uma iniciativa para desenvolver habilidades e promover o acesso dos usuários ao mundo do trabalho, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social.
Parcerias
A diretora da Escola Pequeno Príncipe, Rosaelana de Fátima Costa Sousa, explica que, a partir desse curso realizado na escola os professores buscarão incluir nas disciplinas matérias para estudar a horta. A diretora completa ainda que o intuito é de que “os alunos possam interagir com o meio ambiente e com os alimentos que serão utilizados para o próprio lanche”.
Cerca de 220 alunos de turmas do Jardim dois ao 5º ano irão aprender o funcionamento de uma horta e desfrutar dos alimentos. Segundo a diretora, eles já estão trabalhando na ampliação da plantação para produzir mais alimentos necessário no lanche dos alunos.
Texto: Larissa Ferraz, da Emater
Foto: Divulgação / Emater