AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar, Faeg e CRC sediam Seminário de Contabilidade Rural

Imagem

Evento teve o intuito de promover aproximação, interação e a troca de experiência profissional

Nesta quarta-feira (10), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) sediaram, no auditório da Faeg, o ‘Seminário Estadual da Gestão da Contabilidade Rural’. Durante a abertura, o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou a importância e os benefícios de orientar e conscientizar produtores rurais e demais públicos sobre a questão da contabilidade rural. Para ele, é preciso compreender todo processo de gestão da contabilidade, de forma a melhorar os processos de arrecadação das instituições, sobretudo do Senar Goiás. “Com toda certeza precisamos entender todo processo de arrecadação junto ao produtor, já que os especialistas na área de contabilidade muitas vezes não têm as informações necessárias para a realização de todos os trabalhos”, explicou.

Superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza, destacou a importância de orientar sobre a questão da contabilidade ruralDe acordo com ele, as parcerias são fundamentais para o desenvolvimento de eventos como o Seminário e para fortalecer o setor.

“Um evento como este só demonstra a viabilidade de aproximarmos da contabilidade rural, dentro de um trabalho estratégico, de forma a contribuir com a organização do nosso setor e também com a arrecadação do Senar. Além disso, o Conselho de Contabilidade é quem representa os especialistas da área no nosso estado”, disse o superintendente.

Comitê de estudos

Para celebrar esta parceria, a Faeg, o Senar Goiás e o CRC-GO assinaram um termo de cooperação de criação do ‘Comitê de Estudos da Contabilidade Rural’. O documento foi assinado pelo presidente do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, e pelo vice-presidente da Faeg, Bartolomeu Braz Pereira, que na ocasião representou o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner. O intuito é promover a aproximação, a interação e a troca de experiência profissional no atendimento às exigências legais do setor produtivo rural. “Queremos estimular cada vez mais cursos e eventos voltados para esta área, a fim de promover uma educação profissional continuada entre os profissionais da contabilidade”, pontuou Bartolomeu.

Faeg, Senar Goiás e o CRC-GO assinaram termo de cooperação de criação do ‘Comitê de Estudos da Contabilidade Rural’Para ele, é preciso estabelecer também políticas bem definidas, com ações que possam fortalecer o setor. “Mesmo diante de um cenário de crise, nosso setor cresce. Isso nos traz responsabilidade para gerir da melhor forma os nossos negócios. Por isso, a gestão da contabilidade tem que ser um diferencial dentro do nosso setor, portanto, com toda certeza os contadores são os grandes responsáveis pelos alcances dos nossos objetivos”, destacou.

Segundo o presidente do CRC-GO, Edson Bento do Santos, a parceria se deve à predominância do setor rural dentro do estado. “Nossa intenção é qualificar os profissionais do estado, de forma a atender o produtor e empresário rural, no que se refere a contabilidade. É necessário sermos este suporte, proporcionando maiores ganhos ao setor e um melhor controle dos trabalhos realizados”, frisou.

Público-alvo

José Maria Oliveira é contabilista em Trindade e há algum tempo trabalha com contabilidade ruralJosé Maria Oliveira é contabilista em Trindade e já há algum tempo trabalha na área de contabilidade rural. Atualmente, ele é responsável técnico pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Trindade. O especialista diz que praticamente toda sua carteira é voltada para produtores rurais, tanto pessoa física quanto jurídica. Para ele, é importante que o profissional de Contabilidade busque cada vez mais trabalhar nesta área. “Precisamos disseminar informações em torno deste nicho de mercado e, para isso, é preciso que o profissional da área de contabilidade busque este conhecimento, para atender demanda de produtores, que no dia a dia precisam de informações atualizadas”, explicou.

O chefe dos serviços de fiscalização da Delegacia da Receita Federal em Goiânia, Milton Alves Pequeno, esteve no evento representando o delegado da Receita Federal, José Aureliano Ribeiro de Matos. Ele explica que o evento, além de fortalecer o setor rural, proporciona uma correta apuração das tributações. “O agronegócio é uma mola mestre que vem movimentando o país, por isso, este trabalho é fundamental para que o setor rural cresça cada vez mais”, salientou Milton.

Contabilidade no campo

Para a contabilista Josenilda Ribeiro da Silva, é importante que o público conheça seu negócio

Durante o evento, os participantes puderam conhecer sobre vários temas.Para a contabilista Josenilda Ribeiro da Silva, é importante que o público conheça seu negócio, os mecanismos e as ferramentas de gestão.

“O produtor precisa entender se está pagando mais tributos. Precisa saber fazer o planejamento do seu negócio, conhecendo as principais estratégicas e os impactos da carga tributária, já que apenas 5% da atividade rural faz sua contabilidade”, explicou.

O advogado tributarista e também contabilista, Marciel Augusto Raimundo, falou sobre Imposto Territorial Rural (ITR) e destacou os aspectos legais deste imposto, suas principais características, regras e sua forma de contribuição, orientando os participantes sobre esta tributação. Quem abordou a temática sobre o eSocial, projeto do Governo Federal que traz nova forma de cumprir as obrigações tributárias das empresas, foi a especialista em arquivos digitais na área trabalhista, Juneir Alves de Souza Goetz. “As informações sobre o eSocial são relevantes para o trabalhador rural, já que ele participa diretamente deste processo. É necessário que ele esteja ativo, gerando informações para seu contador e prestando contas ao portal do eSocial”, detalha.

Texto: Juliana Barros
Fotos: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Cosméticos

Caso de Sucesso

Cosméticos feitos com mel: esteticista realiza sonho com ajuda da ATeG do Senar Goiás

Expandindo

Resultados

Expandindo horizontes com a ATeG do Senar Goiás

De

Caso de Sucesso

De Madagascar para o Cerrado

Imagem