Na última quarta-feira (15), o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), Antônio Carlos de Lima Neto, se reuniu com a diretoria da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Durante a reunião foi discutida a integração de programas e projetos de ambas as instituições para a otimizar os resultados no campo.
Desde 2016, além de atuar nas áreas de formação profissional rural e promoção social, o Senar Goiás passou a desenvolver ações de assistência técnica e gerencial, explicou Antônio Carlos de Lima Neto. Para o superintendente, isso abre caminhos para a alcançar o objetivo comum à Emater e ao Senar Goiás de levar mais desenvolvimento às propriedades rurais do estado. “A Emater tem expertise nessa área e temos que aproveitar as competências de cada instituição. Temos um universo de produtores que precisam de apoio e, com essas parcerias, podemos avançar”, avaliou o superintendente do Senar Goiás.
Projeto único
O presidente da Emater, Pedro Arraes, apresentou a Rede de Inovação Rural como uma metodologia que pode envolver todas as instituições relacionadas ao setor agropecuário no estado. “A Emater não tem intenção no monopólio das ações. Temos de tudo para, juntos, construir um projeto que realmente seja capaz de gerar renda e melhorar a vida de quem vive no campo”, defendeu o presidente.
Pedro Arraes considerou ainda que a consolidação da parceria precisa se estruturar em alguns princípios. Entre eles estão o mapeamento das atividades de cada instituição, o alinhamento dos discursos dos parceiros e a elaboração de projetos para a agropecuária que tenham a governança dos municípios e adesão entre os produtores.
O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Antelmo Teixeira Alves, o assessor especial da presidência, Joaquim de Carvalho Gomide, e o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agência, Luiz César Gandolfi, também participaram da reunião.
Próximos passos
Os dirigentes marcaram para o mês de março uma reunião que deverá integrar equipes técnicas da Emater e do Senar Goiás a fim de apresentar programas e projetos de cada instituição e apontar caminhos para integração das ações. Outras instituições parceiras do setor agropecuário devem ser convidadas a contribuir com a discussão.
Rede de Inovação Rural
A Rede de Inovação Rural é uma estratégia metodológica que busca promover a emancipação produtiva das famílias rurais por meio do acesso assistência técnica qualificada e contínua, viabilizada por meio de parcerias público-privadas.
Em 2016, foram implantadas 36 Unidades-Piloto da nova metodologia, tendo como atividades principais pecuária de leite, fruticultura e hortaliças.
Texto: Gilmara Roberto / Fotos: Emater