AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar Goiás capacita técnicos para realizarem CAR

Imagem

vitrine cadastro ambiental1Michelle Rabelo
Mesmo com a proximidade do fim do prazo para realização do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) – o que ocorre no dia 6 de maio – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) lança, no próximo dia 27, um treinamento – do tipo Formação Profissional Rural (FPR) – que objetiva capacitar técnicos que irão auxiliar os produtores a realizarem o cadastro, formando assim um banco de dados para controlar, monitorar, auxiliar no planejamento ambiental e econômico e principalmente combater o desmatamento ilegal. A primeira turma será formada por 15 técnicos, que devem disseminar as informações para os produtores de seus respectivos municípios.

O 1º evento do Treinamento Cadastro Ambiental Rural será realizado entre 8h e 18 horas dos dias 27 e 28 de abril, no Augustus Hotel, em Goiânia. Ao todo, 15 técnicos indicados pelos Sindicatos Rurais (SRs), receberão a capacitação, que será ministrada pelo instrutor Marcelo Lessa. Segundo o coordenador do treinamento, Leonnardo Cruvinel, essa nova ação do Senar Goiás tem como público os técnicos que já estejam trabalhando na área e se interessem em adquirir mais informações sobre os serviços relacionados ao CAR.

“Indiretamente nosso público são o os produtores que têm enfrentado dificuldades com a falta de pessoas capacitadas que possam auxiliá-los no cadastramento. Além disso, o que temos percebido é o alto custo cobrado pelos poucos técnicos disponíveis”, completa Leonnardo.

Ao longo dos dois dias, Marcelo Lessa irá apresentar o conteúdo do Código Florestal Brasileiro e Goiano, e do Decreto 8235/2014. Além disso, o instrutor vai falar sobre a utilização da Instrução Normativa 02/2014, no CAR e de como utilizar a plataforma SICAR, por onde o cadastro é realizado.

A ação do Senar Goiás conta com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e foi amplamente elogiada pelos sindicatos espalhados pelo estado. Outros eventos já estão programados para os dias 29 e 30 de abril e 4 e 5 de maio. Além disso, consultores da Faeg e do Senar Goiás estão rodando o estado realizando palestras e treinamentos direcionados a técnicos e produtores. Ao longo de 2014 mais de 4.200 técnicos foram capacitados.

Prorrogação
Sobre a negativa do Governo Federal em prorrogar o prazo para o cadastramento, Leonnardo explica que a expectativa do Senar Goiás é de que a movimentação realizada pelas federações surta efeito e que os produtores ganhem um prazo maior para se organizarem. Em Goiás, o objetivo é garantir que o Cadastro seja realizado pela maioria dos produtores, que somam aproximadamente 140 mil propriedades rurais. Atualmente, cerca de 12% - o que representa 18 mil - das propriedades foram cadastradas.

Sobre os principais impactos sentidos caso o prazo não seja prorrogado, Leonnardo pontua que o produtor fica impedido, entre outras coisas, de conseguir Crédito Agrícola, de emitir Cota de Reserva Ambiental, e de transferir ou vender a propriedade.

Serviço:
Lançamento treinamento CAR
Local: Augustus Hotel - Avenida Araguaia, Nº 702, Setor Central, Goiânia
Horário: Das 8h às 18 horas

Áreas de atuação

Veja também

Terminam

Oportunidade

Terminam nesta terça (11) as inscrições para a academia de formação do Senar Goiás com pagamento de bolsa de até R$2.500,00

Desafio

Evento

Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país começa neste fim de semana

ATeG

Notícia

ATeG do Senar Goiás ajuda no desenvolvimento do cultivo de figo

Imagem