Senar Goiás capacita técnicos para realizarem CAR

Imagem
::cck::184::/cck::
::introtext::

Michelle Rabelo

Mesmo com a proximidade do fim do prazo para realização do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) – o que ocorre no dia 6 de maio – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) lança, no próximo dia 27, um treinamento – do tipo Formação Profissional Rural (FPR) – que objetiva capacitar técnicos que irão auxiliar os produtores a realizarem o cadastro, formando assim um banco de dados para controlar, monitorar, auxiliar no planejamento ambiental e econômico e principalmente combater o desmatamento ilegal. A primeira turma será formada por 15 técnicos, que devem disseminar as informações para os produtores de seus respectivos municípios.

O 1º evento do Treinamento Cadastro Ambiental Rural será realizado entre 8h e 18 horas dos dias 27 e 28 de abril, no Augustus Hotel, em Goiânia. Ao todo, 15 técnicos indicados pelos Sindicatos Rurais (SRs), receberão a capacitação, que será ministrada pelo instrutor Marcelo Lessa. Segundo o coordenador do treinamento, Leonnardo Cruvinel, essa nova ação do Senar Goiás tem como público os técnicos que já estejam trabalhando na área e se interessem em adquirir mais informações sobre os serviços relacionados ao CAR.

“Indiretamente nosso público são o os produtores que têm enfrentado dificuldades com a falta de pessoas capacitadas que possam auxiliá-los no cadastramento. Além disso, o que temos percebido é o alto custo cobrado pelos poucos técnicos disponíveis”, completa Leonnardo.

Ao longo dos dois dias, Marcelo Lessa irá apresentar o conteúdo do Código Florestal Brasileiro e Goiano, e do Decreto 8235/2014. Além disso, o instrutor vai falar sobre a utilização da Instrução Normativa 02/2014, no CAR e de como utilizar a plataforma SICAR, por onde o cadastro é realizado.

A ação do Senar Goiás conta com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e foi amplamente elogiada pelos sindicatos espalhados pelo estado. Outros eventos já estão programados para os dias 29 e 30 de abril e 4 e 5 de maio. Além disso, consultores da Faeg e do Senar Goiás estão rodando o estado realizando palestras e treinamentos direcionados a técnicos e produtores. Ao longo de 2014 mais de 4.200 técnicos foram capacitados.

Prorrogação
Sobre a negativa do Governo Federal em prorrogar o prazo para o cadastramento, Leonnardo explica que a expectativa do Senar Goiás é de que a movimentação realizada pelas federações surta efeito e que os produtores ganhem um prazo maior para se organizarem. Em Goiás, o objetivo é garantir que o Cadastro seja realizado pela maioria dos produtores, que somam aproximadamente 140 mil propriedades rurais. Atualmente, cerca de 12% - o que representa 18 mil - das propriedades foram cadastradas.

Sobre os principais impactos sentidos caso o prazo não seja prorrogado, Leonnardo pontua que o produtor fica impedido, entre outras coisas, de conseguir Crédito Agrícola, de emitir Cota de Reserva Ambiental, e de transferir ou vender a propriedade.

Serviço:
Lançamento treinamento CAR
Local: Augustus Hotel - Avenida Araguaia, Nº 702, Setor Central, Goiânia
Horário: Das 8h às 18 horas

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::::cck::184::/cck::
Áreas de atuação

Veja também

Feijão

Notícias

Feijão de melhor qualidade puxa alta de preços, mas valores seguem abaixo da média histórica

Muito

Caso de Sucesso

Muito além de um docinho

Novo

Infraestrutura

Novo Instrumento de Convocação é Publicado - Pavimentação da Rodovia GO-147

Imagem