Produtores de frutas cítricas, profissionais ligados à pesquisa, assistência técnica e extensão rural, acadêmicos e áreas afins, tiveram acesso a informações atualizadas do mercado citrícola em Goiás, no Brasil e no mundo. O 16º Seminário da Citricultura Goiana foi realizado nesta quarta-feira 31/10.
“O seminário é fundamental como agente de discussão e disseminação dos avanços científicos e tecnológicos, dos desafios, das perspectivas, das informações técnicas sobre toda a cadeia produtiva, além de promover a troca de experiências entre os vários profissionais da área frutícola”, Explicou Alexandro Alves, técnico de hortifrúti do Senar Goiás.
Ainda segundo Alexandro, o mercado de frutas vem se recuperando desde a crise de 2008 e impondo aos produtores o desafio de cultivar com mais qualidade e, hoje, encontra-se em um novo patamar de desenvolvimento, seja nas frutíferas para exportação ou naquelas restritas ao mercado doméstico. A fruticultura brasileira ocupa posição de destaque no cenário internacional em diversos cultivos, tanto na expressividade das exportações (quantidade e divisas para o país), quanto nas tecnologias até então desenvolvidas.
O Senar Goiás incentiva a fruticultura no estado, entre os cursos está o de Formação e Condução do Pomar Caseiro. Em 24 horas o aluno aprende sobre o mercado de Importância do pomar caseiro e consumo de seus produtos, Planejamento do pomar caseiro, Formação e aquisição de mudas, Demarcação, coveamento e adubação de plantio, Tipos e épocas de podas, amarrio e condução das plantas, Adubação em cobertura, Plantio de mudas, Irrigação e controle de plantas invasoras, Controle de pragas e doenças, Colheita, aproveitamento e conservação das frutas.
Para conhecer mais acesse os links: http://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/agricultura/fpr-formacao-e-conducao-do-pomar-caseiro
http://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/agricultura/fpr-agricultura-urbana-frutas
Comunicação Sistema Faeg/Senar