Durante a exposição agropecuária, o Senar Goiás traz atrações que unem tradição, conhecimento e inovação. No espaço montado no Museu da Pecuária, o público terá a oportunidade de vivenciar de perto o dia a dia da roça e descobrir novas possibilidades de trabalho e geração de renda.
A atração mais procurada é a fabricação da rapadura, conduzida pelo Sr. Antônio Geraldo, instrutor do Senar Goiás no curso de Produção Artesanal de Açúcar Mascavo, Melado e Rapadura. Qualificação essa, que é oferecida de graça em todo estado e que pode ser solicitada nos sindicatos rurais. Os visitantes poderão acompanhar todo o processo, desde a moagem da cana-de-açúcar no engenho, passando pela produção da garapa e do melado, até o ponto final: a tradicional rapadura.
“É uma oportunidade única de conhecer de perto a cultura do campo. Quem visitar o espaço também entenderá a importância de preservarmos as tradições. Além disso mostramos caminhos para quem quer empreender ou aprender algo novo”, destaca Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás
Os visitantes poderão conhecer ainda, de forma prática, sistemas produtivos modernos, como o cultivo integrado de peixes e hortaliças, conhecido como aquaponia, demonstrações de selaria, produção de biojoias e pintura em tecido. Atividades que mostram como o campo oferece múltiplas possibilidades de trabalho e renda, não necessitando de grandes espaços e que podem ser adaptadas até nas cidades.
Programação
17 e 18/05 Elza ( Biojoias) e Antônio Geraldo ( Cachaça e Rapadura)
21 a 25/05 Antônio Geraldo (Cachaça e Rapadura)
22 a 25/05 Marilei (Pintura em Tecidos)
Terão ainda os estandes fixos de selaria e aquaponia.
Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag