O ditado de que “O cachorro é o melhor amigo do homem” todos já conhecem. Hoje, o SENAR veio para mostrar que o cachorro também pode ser o melhor amigo do pecuarista.
A demonstração “Adestramento de Cães” realizada pelo SENAR, na terceira edição da EXPOPEC contou com um público expressivo e participativo.O momento foi conduzido pelo Instrutor Marcos Gonçalves, que atua no Sistema há 06 anos, e trabalha diretamente com treinamentos de cães desde 2001.
Marcos compartilhou com os participantes que na relação Homem- cachorro de haver uma conexão através do olhar e dos movimentos do corpo “É preciso fazer a leitura do cachorro, cuidar de sua saúde, saber o que ele necessita. É uma relação de parceria.”, afirma.
O instrutor trouxe para demonstração um cão da raça Border Collie, popularmente conhecida como o cachorro mais inteligente do mundo. Originária da divisa da Escócia com Inglaterra, a raça vem sendo trabalhada em todo mundo no pastoreio de rebanhos de gados e ovelhas. De acordo com Marcos Gonçalves 01 único cão dessa raça consegue arrebanhar até 3 mil ovelhas, ou 100 garrotes.
O objetivo do curso é transmitir o conhecimento no adestramento de um cão, para auxílio na lida da pecuária. Para isso, é necessário que o cachorro seja treinado profissionalmente para desenvolver o seu melhor potencial no dia a dia com o rebanho. O instrutor enfatizou que só é possível alcançar o melhor desempenho de um cachorro quando existe uma relação firmada no tripé: confiança, parceira e controle.
Por Adriane Pires
Fotos: Larissa Melo e Anne Vilela