Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Associação Down de Goiás (Asdown) realiza, nesta sexta-feira (21), às 9h, a 1º Caminhada Asdown. O objetivo é reunir as pessoas atendidas pela associação, assim como os familiares. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), que é parceiro da associação com o Programa Equoterapia, apoia o evento e a coordenadora da Equoterapia, Fátima Araújo, irá representar a entidade na caminhada.
Coordenadora da Asdown, Ana Maria Ferreira Motta afirma que o evento é uma oportunidade de comemorar o Dia Internacional e também pedir ajuda a mais parceiros. “Hoje, a Asdown não possui sede própria e a diretoria trabalha de forma voluntária. Os projetos são muitos e as parcerias são poucas. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Senar Goiás são nossos parceiros, mas precisamos de mais apoio. Mensalmente, são cerca de 250 atendimentos”, completa.
Equoterapia
A parceria entre o Senar Goiás e a Associação se dá pelo Programa Equoterapia, realizado em conjunto com a Vila Ipê, em Hidrolândia. O local, propriedade da família Pancoti, atende 16 praticantes, principalmente portadores de Síndrome de Down e iniciou os trabalhos há dois anos.
Mara Pancoti, proprietária do haras, contou que no início não tinha a pretensão de estender os atendimentos a outras crianças e o local era espaço para tratar apenas o filho Igor. “Percebi que estava sendo egoísta e que podia ajudar muitas outras crianças, além do meu filho”, declarou. Há cerca de um ano, a Vila ampliou os atendimentos e iniciou parceria com a Associação Down de Goiás (Asdown) e agora possui parceria com o Senar. O atendimento é gratuito.