O Senar Goiás marca presença mais uma vez no evento destinado a agricultura familiar realizado pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entre as próximas segunda (19) e sexta-feira (23), no canal do órgão no YouTube www.youtube.com/EmaterGoias.
Com uma programação extensa, a sequência de palestras na Semana da Agricultura Familiar, acontecerá a partir das 14h, reunindo autoridades, técnicos extensionistas, pesquisadores e também agricultores familiares assistidos pela Emater, além de profissionais do Senar Goiás, Sebrae Goiás, Ceasa e Agrodefesa, para abordarem os principais temas de interesse desse segmento.
Segundo o último Censo Agro, divulgado em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 152 mil estabelecimentos agropecuários em Goiás, 95 mil são de agricultores familiares, ou seja, 62% do total. Nacionalmente, o setor ocupava 77% das propriedades naquele período, o que correspondia a quase 4 milhões de estabelecimentos.
Programação
Assim como na edição do ano passado, a próxima Semana da Agricultura Familiar será exclusivamente digital, com transmissão ao vivo das palestras, em decorrência da pandemia de Covid-19. Entre os temas que serão debatidos estão melhoramento genético de gado a preços acessíveis, produção de cerveja com mandioca da agricultura familiar, como a pesquisa desenvolvida pela Emater beneficia o pequeno produtor rural e detalhes sobre Crédito Rural. Além disso, o evento irá mostrar cases de sucesso com a participação de agricultores familiares assistidos pela Agência que tiveram suas vidas transformadas pela assistência técnica.
Confira abaixo a programação completa:
19 de julho – segunda-feira
14 horas – Abertura
14h30 – Desafios e perspectivas da Ater pública, com Pedro Leonardo de Paula Rezende (presidente da Emater)
15 horas – Agroindústria e Agricultura Familiar: Ater pública transforando vida, com Márcia de Paula (Emater) e Zenaide Almeida (produtora de Mineiros)
15h45 – Como vender na Ceasa, com Josué Siquera Lopes (Ceasa)
20 de julho – terça-feira
14 horas – Melhoramento genético do gado a preços acessíveis – Conheça o Pró-Genética, com Ana Kassia Ribeiro (Emater)
14h45 – Criação de gado – Pasto mais produtivo ao menor custo possível, com Juscimar Barrosa (Emater) e Wanderley Silveira (produtor de Goiás)
15h30 – Boas práticas na vacinação do rebanho, com representante da Agrodefesa
21 de julho – quarta-feira
14 horas – Mandioca mais produtiva é esperança de elevação da renda para famílias rurais goianas, com Ivanildo Ramalho (Emater)
14h45 – Como pesquisa e produtor trabalham juntos para aumentar produtividade de mandioca em assentamento, com Bruna Valente (Emater) e Douglas (produtor de Uirapuru)
15h30 – Bioinsumos e Agricultura Familiar – sustentabilidade como aliada na elevação da renda, com Donalvam Maia e Renato de Sousa Faria (Seapa)
22 de julho – quinta-feira
14 horas – Feiras livres como solução de mercado para produtores orgânicos, com Álvaro Rodrigues (Emater)
14h45 – Sementes de milho a preço simbólico são oportunidade para agricultura familiar, com Fernanda de Cássia (Emater) e Lucimar Lopes de Araújo e Waldo Soares de Jesus (produtores de Santa Fé de Goiás)
15h30 – Rotulagem para agregação de valor – Como deixar seu produto mais atrativo, com representante do Sebrae
23 de julho – sexta-feira
14 horas – Cerveja de mandioca – como participar vendendo sua produção, com Antelmo Teixeira (Emater) e Fábio Oliveira (Ambev)
14h45 – Tudo o que você precisa saber sobre Crédito Rural, com Maria de Fátima Souza (Emater)
15h30 – Produção e beneficiamento de frango caipira, com Saulo Veríssimo (produtor de Abadiânia)
16h15 – Receita do Campo, com Renildo Teixeira (Senar Goiás)
Comunicação Sistema Faeg/Senar com informações da Emater e Seapa