AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar Goiás premia Caçu e Paranaiguara por iniciativas

Imagem

assembleia geral faeg premiacao 24 06 2016 fredoxcarvalho 124Assessoria de Comunicação

Dando continuidade ao concurso realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Central), o Senar Goiás lançou, este ano, sua própria versão do programa Proteção de Nascentes, abrangendo apenas os Sindicatos Rurais (SR) goianos. A premiação desta versão regional do concurso aconteceu nesta sexta-feira (24), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Houve duas categorias de premiação: maior número de nascentes protegidas e melhor iniciativa. Como recompensa, o vencedor da primeira categoria levou seu municípios uma pick-up - que foi o prêmio da edição nacional - e, o da segunda categoria, uma moto, ambas 0km. Os vencedores foram, respectivamente, Caçu e Paranaiguara. A ideia era identificar, mapear e preservar olhos d’água em cada município, impactando positivamente uma propriedade, comunidade ou região, em relação à melhoria de qualidade e da quantidade de água disponível para o consumo e preservação da biodiversidade.

assembleia geral faeg premiacao 24 06 2016 fredoxcarvalho 61Segundo o chefe do departamento técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique, o sucesso da edição nacional se repetiu na nacional. “Os números foram bastante expressivos. Ano passado, protegemos 665 nascentes. Desta vez, foram 1.038. Totalizamos, portanto, 1.703 olhos d’água protegidos”, disse. Para o presidente da Federação, José Mário Schreiner, o mais importante foi incentivar os Sindicatos a proteger o meio ambiente. "O número alcançado nos surpreendeu. Ficamos contentes que vocês abraçaram esta luta conosco", sublinhou.

Na verdade, o maior ganho, para Flávio e José Mário, é reconhecer o papel do produtor rural - e dos SRs - nas ações de sustentabilidade e proteção do meio ambiente. Todos os mananciais foram encontrados entre fevereiro e 15 deste mês. Em cada um deles, foram aplicados os cinco passos do programa: identificar, cercar, limpar a área, controlar erosões e plantar mata ciliar nativa.

Mais água à vista!

O Proteção de Nascentes terá continuidade. “Talvez não na versão de concurso, mas vamos direcionar e adaptar nossos treinamentos de formação profissional rural de recuperação de mata ciliar e áreas degradadas, plantio e tratamento de madeira, para ensinar técnicas de cercar os mananciais”, explicou Flávio. O Senar Goiás, continuou ele, reconhecerá e divulgará todas as iniciativas, desenvolvidas pelos os Sindicatos ou produtores, que visam cuidar do maior bem da natureza: a água.

Áreas de atuação

Veja também

Meliponicultura:

Notícias

Meliponicultura: inscrições abertas para o curso de criação e manejo de abelhas sem ferrão

Senar

Notícias

Senar e parceiros laçam Desafio Agro Startup 2025 com mais de meio milhão de reais para vencedores

Resultado

Notícias

Resultado do processo seletivo interno simplificado para formação de cadastro para conselheiro da representação da Faeg no Conselho Administrativo Tributário - CAT

Imagem