AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar Goiás promove capacitação para mobilizadores

Imagem
::cck::255::/cck::
::introtext::

Nayara Pereira

Dando sequência ao Encontro Técnico de Mobilizadores 2015 do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), na última sexta-feira (29), o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, destacou a importância do encontro, principalmente no que diz respeito à capacitação dos colaboradores do sistema que trabalham diariamente na formação do homem do campo. Cerca de 130 mobilizadores participaram durante três dias de debates, palestras motivacionais e dinâmicas de grupo.

Mesmo com a crise econômica que o país vivencia, Schreiner explanou aos presentes que o trabalho de capacitação ao produtor rural não deve parar e sim continuar firmemente, levando conhecimento e formação ao campo. “O trabalho desempenhado por vocês contribui em grande parcela com o equilíbrio do agronegócio”. Isso reforça a profissionalização no campo, como uma das ferramentas para o aperfeiçoamento dos produtores diante das novas tecnologias e exigências do mercado, por meio de cursos e ações do sistema Faeg e do Senar Goiás, com auxílio dos Sindicatos Rurais (SRs).

Economia

O presidente também compartilhou e comemorou o desempenho do agronegócio na economia nacional, o Produto Interno Bruto (PIB), registrou alta de 4,7% no primeiro trimestre. Em relação ao mesmo período do ano passado, o avanço foi de 4%. “Esses resultados correspondem à boa safra de grãos no primeiro trimestre que garantiu o avanço da agricultura”. A agropecuária pesa 5,6 % sobre o cálculo do PIB.

“Só um setor é capaz de alavancar a economia brasileira dessa crise: o agronegócio e a agropecuária. Os resultados estão aí”, afirmou Schreiner. Esse avanço corresponde com uma parcela importante da economia e para os presentes no Encontro de Mobilizadores, os resultados possibilitam mais empenho nas capacitações dos produtores rurais. “Com vocês podemos ir além e superar cada vez mais esses números”.

Estabelecendo parcerias

O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Artur Toledo, também acompanhou o encontro e falou aos presentes sobre a importância de estarem todos juntos, trabalhando em prol do produtor rural. Além de garantir aos mobilizadores a parceria da entidade na fomentação dos cursos. “A agencia é parceira de todos vocês, podem sempre contar com nossa ajuda para identificar os produtores que necessitam de profissionalização”.

Artur relacionou o trabalho dos mobilizadores como um ato de generosidade. “Não há nenhuma forma de fazer o bem a não ser por um ato de generosidade, o trabalho que vocês fazem resume-se a isso. Pois leva conhecimento a pessoas que não tem acesso a ele”, finalizou.

Mobilizações de sucesso

Em meio às dificuldades diárias, enfrentadas pela realidade que os cerca, alguns mobilizadores conseguem se destacar e motivar nó só uma turma, mas várias. O caso, é do mobilizador Alex Martins, que por meio a tantas demandas, conseguiu formar várias turmas em diversos cursos, na cidade de Fazenda Nova. No começo, segundo ele, não foi nada fácil. “Tive que assumir 150 demandas nos primeiros dias que entrei para a mobilização, eu confesso: quase desisti”. Por conta da grande demanda, o mobilizador abraçou a causa e conseguiu superar as adversidades que no inicio o dificultava.

Já a mobilizadora de São Domingos, Dinalva Joana, que há quatro anos está à frente das demandas do município, veio em busca de novos conhecimentos para aplicá-los na cidade. “Essa oportunidade que estou tendo é muito legal e importante para mim. Pretendo levar tudo que aprender aqui para minha comunidade”, ressaltou.


Compartilhando conhecimento

Ao longo da programação, os mobilizadores participaram de Grupos de Alinhamento, que tem o objetivo de apresentar soluções e as dificuldades vivenciadas por cada um em seu município. Os participantes foram divididos em grupos, cada um responsável para destacar seus pontos fortes e fracos e debate-los com os coordenadores e representantes do Senar nas regiões do estado.

De acordo com o chefe do departamento técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique, a intenção é destacar ações inovadoras que alguns mobilizadores realizam em seus municípios e compartilha-los com outros. “Além de juntar as dificuldades e tentar soluciona-las, buscamos novos horizontes que estão dando certo para agrega-los em outros. Essa é a intenção dos grupos de alinhamento”, explicou.

Sobre o encontro

Com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Encontro Técnico de Mobilizadores tem o objetivo de discutir sobre os programas especiais do Senar, traçando os pontos fortes e as ações que ainda podem ser melhoradas. Inclusive, agregar novos conhecimentos aos participantes que representam os 246 municípios goianos.

::/introtext::
::fulltext::::/fulltext::::cck::255::/cck::
Áreas de atuação

Veja também

Terminam

Oportunidade

Terminam nesta terça (11) as inscrições para a academia de formação do Senar Goiás com pagamento de bolsa de até R$2.500,00

Desafio

Evento

Desafio AgroStartup 2024: maior maratona de inovação no agro do país começa neste fim de semana

ATeG

Notícia

ATeG do Senar Goiás ajuda no desenvolvimento do cultivo de figo

Imagem