Senar Goiás promove, nesta semana, Seminário de eSocial

Izabel senar GoiásNayara Pereira
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) promoverão entre os dias 19, 20 e 21 de maio, nas cidades de Quirinópolis, Rio Verde e Itumbiara o 1° Seminário Regional sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). A ferramenta, lançada pelo Governo Federal, em junho de 2013, tem como objetivo facilitar a comunicação entre empresas e governo, de forma unificada, na prestação de informações relativas aos direitos trabalhistas.

De acordo com a gestora do departamento financeiro do Senar Goiás, Maria Izabel de Oliveira, o eSocial, que a partir desse ano, será obrigatório para todas as empresas, facilitará a prestação de informações de direitos trabalhistas dos empregados ao governo. “A importância do seminário é capacitar empresários, contadores, representantes de áreas administrativas, entre outros profissionais, para que repassem de forma correta as informações tributárias, previdenciárias e da folha de pagamento conforme é exigido pelo governo”, explica Maria Izabel.

O seminário, divido em três dias buscará capacitar empresários, contadores, gerentes, chefes, recursos humanos, áreas administrativas, tributária, fiscal, jurídica, medicina e Segurança do Trabalho, tecnologia da informação e demais profissionais interessados, por meio de palestras e debates acerca do assunto. O professor e especialista na área trabalhista e previdenciária, José Alfredo do Prado Junior, conduzirá a capacitação e o treinamento dos profissionais.

Sobre o eSocial
O sistema, disponibilizado por meio do portal (www.esocial.gov.br) busca auxiliar o recolhimento de forma conjunta das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Imposto de Renda. Assim que anexados no sistema, os documentos serão armazenados no Ambiente Nacional do eSocial.
As empresas também são obrigadas a prestar informações relacionadas ao contrato de trabalho como admissão, alterações de salários, afastamentos, estabilidades, aviso prévio, entre outros, além de informações relativas a mão de obra terceira e autônoma. As informações ficarão reunidas em um único sistema acessível a determinados órgãos e instituições.

Mantido pela Receita Federal, o eSocial foi regulamentado através do Decreto 8.373/2014, e da Resolução 1/2015 do Comitê Gestor do e-Social, onde consta a reformulação dos eventos da folha de pagamento dos empregados.

Serviço:
1° Seminário Regional sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial)


Quirinópolis
Data: 19/05/2015
Local: Auditório da Prefeitura
Endereço: Praça dos Três Poderes, nº 88, Centro


Rio Verde
Data: 20/05/2015
Local: Sindicato Rural
Endereço: Rua 72, n°.364 – Parque de Exposições Agropecuárias


Itumbiara
Data: 21/05/2015
Local: Sindicato Rural
Endereço: Av. Modesto de Carvalho, nº 1887, Vila Vitória

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem