AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Senar Goiás qualifica produtores de Santo Antônio do Descoberto

Imagem

descoberto 1

Na tarde desta terça-feira (29), o presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, participou do Encontro de Produtores Rurais de Santo Antônio do Descoberto no Espaço Cultural do município. Na ocasião foram entregues certificados de conclusão de 13 cursos e treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) aos mais de 100 produtores, produtoras, trabalhadores e trabalhadoras rurais.

A capacitação ocorreu por meio da parceria da Prefeitura Municipal e Sindicato Rural de Alexânia. José Mário ressaltou a parceria na qualificação da mão de obra do município e comunidades vizinhas. “Estamos aqui hoje por causa dessa parceria”, disse. Ele parabenizou a população do município tão interessada em aprender e falou que o Sistema oferece 130 diferentes cursos e treinamentos na área de Formação Profissional Rural, Promoção Social, além de programas na área da saúde, responsabilidade social e educação. “Somente o Pronatec do Senar Goiás vai capacitar, esse ano, oito mil jovens, que fazendo segundo grau, aprendem uma profissão rural com cursos de 130 horas de duração com aulas práticas”, explicou.

descoberto 4Para o presidente do Sistema Faeg/Senar, os cursos e treinamentos que são oferecidos devem ser medidos por aquilo que fazem as pessoas melhorarem de vida. Segundo ele, a qualificação aumenta a capacidade de trazer mais dignidade às pessoas. José Mário ainda contou a história de uma produtora rural que após concluir um curso na área de olericultura do Senar Goiás, começou a produzir pimentas para vender no município, aumentou sua renda familiar em cerca de mil reais e devolveu o cartão de assistência do Governo Federal por não ser mais necessária após sua conquista empreendedora.

Marlan Gustavo, secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento, falou da importância do emprego para as pessoas e criticou o valor da passagem de ônibus para Brasília, de R$ 4,30, que a população paga diariamente para trabalhar na capital federal. Para ele, a qualificação é a saída e a libertação da população dessa dura realidade.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Estela do Prado, representou o prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Itamar Lemes, disse que os cursos e treinamentos do Senar Goiás “alargam a visão das pessoas e agregam valor ao currículo do trabalhador”. Segundo ela, a parceria é muito bem vinda quando é em favor do bem da população. O vereador Derson, disse que o município tem profissionais competentes e que é necessário valorizar mais a mão de obra de Santo Antônio do Descoberto.

Profissão

descoberto 2Pecuarista de leite no município, Aleandro Olívio Coldato, foi um dos produtores que estavam contentes com a conquista do certificado. Ele concluiu o treinamento de Inseminação Artificial. Considerou o conteúdo muito bom, o instrutor aplicado e gostou das aulas práticas. “Já me considero um inseminador de sucesso. As pessoas precisam fazer esse curso para constatar”, elogiou.

descoberto 3Dona Ana Lima da Cruz era outra animada com o certificado. Concluiu há pouco mais de 20 dia o treinamento de Administração da Propriedade Rural – Economia Familiar. Segundo ela, o curso vai facilitar sua colocação no mercado de trabalho. “Amei o curso. Foi muito bom, aprendi demais. Nasci na roça e acredito que esse curso e o que aprendi vai me ajudar muito a arrumar um emprego melhor”, ressaltou.

População da Comunidade Pontezinha, distante 45 quilômetros de Santo Antônio do Descoberto, foi em peso participar do Encontro de Produtores e receber os certificados do Senar Goiás.

Áreas de atuação

Veja também

Goiás

Notícia

Goiás lança Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na sede da FAEG

Oportunidade

Notícia

Oportunidade para ser conselheiro da Faeg no CAT

Pimenta-do-reino:

Notícia

Pimenta-do-reino: casal de produtores de Cocalzinho de Goiás investe no cultivo com ATeG do Senar

Imagem