Senar lança concurso de proteção às nascentes

Imagem

image002Nayara Pereira, com informações da CNA

Com objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável do país, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizam o 1° Concurso de Proteção de Nascentes, com o tema – Proteja uma Nascente em um Dia. Em Goiás, a parceria ocorre com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e com o Senar Goiás. A intenção é mobilizar os Sindicatos Rurais de cada município no envolvimento com os produtores do estado para apresentarem propostas de preservação ambiental.

Segundo o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, a intenção é mostrar à sociedade que a conservação das nascentes é possível. “Esse concurso possibilitará a interação com todos os envolvidos no agronegócio e na agropecuária. A proteção de nascentes pode garantir o abastecimento de água no campo e na cidade”, ressalta Schreiner.

Para o chefe de departamento técnico do Senar Goiás, Flávio Henrique, com o trabalho desenvolvido entre a Federação, o Senar e os sindicatos, será possível alcançar a meta nacional lançada pela CNA, em março de 2015, em comemoração ao Dia Mundial da Água. “Nossa objetivo é atingir essa meta estabelecida pelo programa - mil nascentes protegidas em todo o País. Isso será possível com apenas cinco passos: identificar a nascente, cercar a nascente, limpar a área, controlar a erosão e replantar espécies nativas”, destaca.

Sobre o programa

Lançado em 2015, pela CNA, o Programa Nacional de Proteção de Nascentes, faz parte das celebrações do Dia Mundial da Água. A meta é proteger mil nascentes neste ano em todo o país nas áreas rurais. Por meio desta e de outras ações, a parceria mostra sua preocupação do setor agropecuário com a qualidade da água e a preservação da biodiversidade brasileira.

Concurso

O concurso é destinado às 27 administrações regionais do Senar e aos Sindicatos Rurais filiados às federações de agricultura e pecuária dos estados. Serão consideradas para efeito de premiação as nascentes protegidas e as melhores iniciativas realizadas até o dia 15 de novembro de 2015, data de encerramento.

Premiação

Será doada uma picape compacta, cabine simples, zero km, ano 2015 para a administração regional do Senar que recuperar o maior número de nascentes e também uma picape compacta, cabine simples, zero km, ano 2015 para o Sindicato Rural com a melhor iniciativa na proteção de nascentes.

Para saber mais informações e como se inscrever acesse: Regulamento Proteção de Nascentes

Áreas de atuação

Veja também

Fruticultura

Notícias

Fruticultura da manga: Senar Goiás lança curso para estimular cultivo no estado

Palestra

Notícias

Palestra “Do Bezerro ao Boi Gordo” destaca integração tecnológica no ciclo pecuário

Tecnologia

Artigo

Tecnologia que revoluciona o agro do campo à cidade

Imagem