Sistema CNA e Governo debatem agenda estratégica para irrigação

Imagem

A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na última terça (12), a agenda estratégica para o setor em 2019 com o governo, as associações de irrigantes e as Federações de Agricultura.

“Esse é um momento único que a irrigação está vivendo e, a partir desse ano, vamos dar celeridade ao setor, trabalhando em conjunto com o governo e com as associações para alcançarmos os resultados que a irrigação precisa”, afirmou o presidente da Comissão, Eduardo Veras de Araújo. Veras afirmou ainda que este ano um dos focos da Comissão será dar celeridade às demandas do setor.

A reunião recebeu a secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional, Adriana Melo, e o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Camargo. Com a nova estrutura governamental, os dois órgãos vão conduzir a política de irrigação no País.

“O governo está se dedicando ao tema e é importante definir as atribuições de cada ministério para entender os papéis no fomento da expansão da agricultura irrigada. O resultado que esperamos com isso é o aumento na produtividade e na produção, mais empregos no campo e eficiência no uso da água”, destacou Fernando Camargo.

Adriana Melo, do Desenvolvimento Regional, afirmou que a irrigação é um tema importante para o ministério e o órgão está retomando a pauta para alavancar a agricultura irrigada nas regiões brasileiras.

“Queremos estreitar as relações e trabalhar próximos ao setor produtivo, estabelecer as estratégias comuns entre os ministérios e otimizar as iniciativas que já estão dando certo, porque a irrigação é uma atividade propulsora do desenvolvimento regional, com impactos positivos na economia.”

A secretária ressaltou que entre as ações previstas para este ano está a criação da Câmara Setorial da Agricultura Irrigada, que vai debater as demandas da irrigação com a participação do governo e entidades do setor produtivo.

Na avaliação do assessor técnico da Comissão de Irrigação da CNA, Gustavo Goretti, a gestão conjunta da política de irrigação tem tudo para ser positiva. “Os ministérios estão entrosados e ao participarem da reunião da Comissão demonstram que estão preocupados em atender as necessidades do setor.”

O vice-presidente da CNA e deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO) e o deputado Nelson Barbudo (PSL-MT) visitaram a reunião da Comissão. A Comissão recebeu a visita do vice-presidente da CNA e deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO) e do deputado Nelson Barbudo (PSL-MT) e debateu ainda as demandas regionais de outorga e licenciamento ambiental e a medição de vazão para irrigação.


Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

Comunicação Sistema FAEG/ SENAR

Áreas de atuação

Veja também

Mais

Mais de 140 vagas e salários que podem ultrapassar 10 mil reais

Conservação

Conservação ambiental avança com apoio dos produtores rurais, indica pesquisa

Depois

Depois de formar 100 alunos, Senar Goiás abre inscrições para novas turmas de cursos técnicos

Imagem