AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg Senar apoia programa ''Juntos pelo Araguaia"

Imagem

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado de uma forma muito especial este ano. O Sistema Faeg/Senar tem intensificado ações para a preservação do solo, vegetação e recursos hídricos e participou do lançamento oficial do Projeto “Juntos Pelo Araguaia, na cidade de Aragarças, em Goiás, do qual é apoiador.
O presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner, acompanhou o evento, que teve as presenças do presidente Jair Bolsonaro, o governador de Goiás Ronaldo Caiado, além dos de Mato Grosso e do Tocantins, Mauro Mendes e Mauro Carlesse, secretários, prefeitos, deputados e ministros.
O Programa de preservação ambiental é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com os governos de Mato Grosso e federal. Ele envolve duas ações muito principais, que é a contenção de sedimentos das voçorocas e o reflorestamento com árvores nativas nas nascentes e nas margens dos rios. Com a contenção de solo e matas mais densas a expectativa é que o Rio Araguaia se recupere.

O Juntos Pelo Araguaia atuará na recomposição florestal, conservação de solo e água, além de ações paralelas nos municípios goianos. O projeto conceitual foi desenvolvido pelo Instituto Espinhaço, por meio de acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Goiás.

A titular da Semad, Andréa Vulcanis, falou sobre os primeiros passos. “Esse projeto envolve duas ações muito concretas, que é a contenção de sedimentos das voçorocas e o replantio de florestas nativas, de árvores nativas nas nascentes e nas margens dos rios. Então, vamos cooperar com contenção de solo e com reflorestamento para permitir que o nosso rio possa recuperar a sua saúde.”

O presidente da Faeg, Deputado federal José Mário, destacou o trabalho feito Sistema Faeg/Senar ainda no mês de maio, quando uma equipe da instituição, percorreu junto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), os municípios de Montes Claros, Bom Jardim, Piranhas, Doverlândia, Caiapônia Mineiros e Santa Rita do Araguaia. Com apoio dos Sindicatos Rurais foi feita a conscientização dos produtores para que colaborem com a preservação das bacias do Araguaia.

Sistema Faeg Senar e as ações de preservação do meio ambiente

Nos últimos dois anos, 1.800 pessoas foram capacitas pelo Sistema Faeg/Senar nos treinamentos de Proteção de Nascentes, Recuperação de Mata Ciliar e Áreas Degradadas, bem como estratégias para contenção de água, como bacias de contenção, tanques e curvas de nível. A Instituição, em parceria com agricultores e pecuaristas goianos, recuperou 1.700 fontes de água de 2015 a 2017. Diante do sucesso dessa e de outras iniciativas o governo do estado procurou a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), para ajudar na conscientização do projeto “Juntos Pelo Araguaia”.

há 11 anos, o Programa Agrinho vem mobilizando professores, alunos e demais grupos sociais para transformar e cuidar do campo e da cidade, para que ambos cresçam. O tema deste ano “Cresce campo e cidade com saúde e sustentabilidade” busca soluções sustentáveis, aplicação de novas tecnologias, cuidados sanitários, eficiência no uso dos recursos hídricos, inovações tecnológicas na irrigação, consumo consciente na preservação do meio ambiente.

Comunicação Sistema Faeg Senar


Áreas de atuação

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem