O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, esteve com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, na tarde desta quinta-feira (19) para assinatura do termo de cooperação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás) e a Prefeitura de Goiânia para qualificar produtores rurais de hortaliças da região Metropolitana de Goiânia.
Com o termo, a Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços (Semic) fica responsável pela organização dos grupos de produtores que participarão dos cursos e treinamentos na área de produção.
A parceria tem o objetivo de garantir uma produção de alimentos sustentável com foco na qualidade e na preservação ambiental. Pretende-se também garantir a segurança alimentar da produção na região. Outro ponto importante que será abordado durante a qualificação dessa mão de obra é a busca da melhoria na rentabilidade e nas condições de vida e trabalho dos produtores e familiares.
José Mário acredita que os produtores atendidos terão a chance de melhorar suas vidas com a busca da qualificação do seu trabalho e a população terá a garantia de uma alimento mais seguro. “Com essa parceria, os cursos e treinamentos do Senar Goiás vão acrescentar informações e novas técnicas de produção a esse produtor que vive e produz em Goiânia. Vão produzir mais, melhorar, de forma sustentável e aumentando a rentabilidade do seu negócio com noções empreendedoras. Com isso, a população terá a garantia da segurança desse alimento produzido aqui”, explicou.
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, reforçou que os cursos e treinamentos, devido ao formato que são ministrados, são fundamentais para que as pessoas se desenvolvam, melhorem suas vidas e ainda comentou o crescimento do consumo de produtos orgânicos pela população.
Conteúdo
O Senar Goiás vai esclarecer sobre a contaminação dos alimentos, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) para garantir mais segurança no trabalho, melhoria na gestão da propriedade, estímulo ao comportamento empreendedor, incentivo à produção orgânica com manejo de pragas e doenças, correta utilização de defensivos agrícolas para garantir segurança alimentar do alimento produzido, além de curso de produção orgânica.
A ação também envolverá visitas técnicas dos produtores rurais pelas feiras livres de Goiânia. Na oportunidade, o prefeito convidou o presidente do Sistema Faeg/Senar para inauguração, dia 2 de outubro, da Feira de Produtos Orgânicos que ocorrerá sempre às quartas-feiras das 17h às 21h no Mercado Municipal da Vila Nova. A mesma feira ocorre aos sábados no Mercado Municipal da Rua 74.
Também participaram da reunião o secretário da Semic, José Geraldo Freire; o diretor do departamento de Agricultura Familiar, Adib Francisco; o vice-presidente Institucional da Faeg, Bartolomeu Braz; o superintendente do Senar Goiás, Marcelo Martins; o chefe do departamento técnico do Senar, Flávio Henrique e o coordenador do Senar, Cláudio José.