Nesta quarta-feira (27/01), o Sistema Faeg/Senar/Ifag recebeu a visita de representantes do Corpo e Bombeiros do estado de Goiás para traçar um plano de ação para estiagem em 2021 e antecipar o período de prevenção de incêndios nas propriedades rurais.
Em 2019 foram 9.200 ocorrências de incêndios em vegetação em Goiás. Em 2020 o número superou os 10.300 casos. Só no mês de setembro foram registrados 100 focos por dia.
O trabalho em conjunto que é realizado há alguns anos leva capacitação a moradores ou trabalhadores rurais. É feito também um preparo para se tornarem brigadistas e caso necessário, sejam capazes de exercer o primeiro combate aos incêndios nas propriedades rurais.
A ideia para esse ano é antecipar as estratégias que serão apresentadas em breve e que também devem compor a Operação Cerrado Vivo.
O Senar Goiás também orienta os produtores rurais a respeito da prevenção de incêndios florestais, através de cursos e treinamentos. Um deles é o de Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura.
“O Sistema Faeg/Senar se antecipa mais uma vez construindo
um plano de ação para estiagem em 2021, para que o produtor esteja resguardado
quanto ao enfrentamento dos incêndios florestais no campo”, reforça Marcelo
Lessa, diretor técnico e de comunicação do Senar Goiás.