AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg Senar e CRC realizam Seminário de Contabilidade Rural

WhatsApp Image 2018 03 13 at 09.56.53Nesta terça-feira (13), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) realizaram, no auditório da Faeg, o ‘2º Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural’. Durante a abertura, o presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, destacou a importância e os benefícios de orientar e conscientizar produtores rurais e demais públicos sobre a questão da contabilidade rural. Para ele, é preciso compreender todo processo de gestão da contabilidade, de forma a melhorar às exigências legais do setor produtivo rural. “Precisamos entender todo processo de arrecadação junto ao produtor, já que os especialistas na área de contabilidade muitas vezes não têm as informações necessárias para a realização de todos os trabalhos”, explicou.

De acordo com ele, as parcerias são fundamentais para o desenvolvimento de eventos como o Seminário e para fortalecer o setor. “Um evento como este só demonstra a viabilidade de aproximarmos da contabilidade rural, dentro de um trabalho estratégico, de forma a contribuir com a organização do nosso setor. Além disso, o Conselho de Contabilidade é quem representa os especialistas da área no nosso estado”, disse o presidente.

Termo de cooperaçãoWhatsApp Image 2018 03 13 at 09.51.22

Para celebrar esta parceria, o Sistema Faeg Senar e o CRC-GO assinaram um termo de cooperação para incentivar os estudos da contabilidade rural. O documento foi assinado pelo presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, do presidente do CRC-GO, Rangel Francisco e como testemunha o secretário de Agricultura do Estado de Goiás, Antônio Flávio, superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza e vice-presidente financeiro da Faeg, Eurípedes Bassamurfo. O intuito é promover a aproximação, a interação e a troca de experiência profissional no atendimento às exigências legais do setor produtivo rural. “Queremos estimular cada vez mais cursos e eventos voltados para esta área, a fim de promover uma educação profissional continuada entre os profissionais da contabilidade em prol dos produtores rurais de nosso estado”, defendeu Schreiner.

O presidente Rangel Francisco destacou a importância da parceria entre as entidades para a contabilidade rural. “A contabilidade rural é uma área que tem crescido de uma forma proeminente no decorrer dos últimos anos, portanto, nada mais salutar do que o estabelecimento de uma parceria entre as entidades responsáveis pelo desenvolvimento de produtores rurais e contabilistas”, afirmou.

2º Seminario de Gestão da Contabilidade Rural Larissa Melo 11Programação

Com a participação de produtores rurais, contadores, advogados, profissionais de Recursos Humanos, estudantes, entre outros, o evento teve duração das 8 às 17 horas com abordagem contemporânea de especialistas sobre como o atual sistema alterou a forma de transmissão das informações sobre as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais das empresas e produtores rurais.

O sociólogo e professor José Pastore compartilhou com o público presente, a importância de existir um diálogo cotidiano entre o empregado e o empregador, com foco em acordo e otimização das relações de trabalho, prezando pelo ‘ganha-ganha’. “Mantendo o foco de estabelecer uma situação de trabalho com respeito mútuo, sem revanchismo e opressão, principalmente no setor rural, as empresas e os trabalhadores ganham juntos”, completou.

Dando sequência na programação, a consultora e administradora Juneir Alves Goetz enfatizou como as empresas podem se preparar de forma positiva para superar os desafios atuais. “O e-Social não vem para alterar a legislação, mas para facilitar e agilizar o envio das informações sobre as obrigações previdenciárias trabalhistas e fiscais das empresas. No entanto, para vencer esse desafio as empresas precisam estar antenadas, buscar por capacitação, e melhorar a comunicação interna entre todos os departamentos da organização”, reforçou.

Texto: Nayara Pereira e Ivan de Paula

Fotos: Fredox Carvalho e Larissa Melo

Áreas de atuação

Veja também

Goiás

Notícia

Goiás lança Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) na sede da FAEG

Oportunidade

Notícia

Oportunidade para ser conselheiro da Faeg no CAT

Pimenta-do-reino:

Notícia

Pimenta-do-reino: casal de produtores de Cocalzinho de Goiás investe no cultivo com ATeG do Senar

Imagem