Sistema Faeg/Senar e Ifag se reúnem com entidades do setor pecuário para melhorar o controle da brucelose no Estado

Imagem

O representante da Faeg em assuntos de sanidade animal, Antônio da Silva Pinto, a analista técnica do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Christiane Rossi, o coordenador técnico do Senar Goiás, Marcelo Penha e o gerente de relações institucionais do Senar Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima participaram na segunda-feira (14) de reunião com representantes de entidades do segmento pecuário com o intuito de debater estratégias zoossanitárias e reduzir o índice de brucelose no rebanho bovino em Goiás.

Segundo a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o objetivo é implementar um Plano de Ação que inclui maior cobertura vacinal contra a Brucella abortus, intensificação da fiscalização para identificação e saneamento de focos e educação sanitária.

Coordenado pelo gerente de Sanidade Animal, Antônio Leal, a coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Glauciane Ribeiro de Castro Pires e pelo veterinário do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário - LabVet, Thiago Menegazzo, o encontro teve como destaque a prevenção. Para Antônio da Silva Pinto, reforçar a importância da vacinação por pessoas habilitadas, de todas as fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses, implica em melhorar os resultados de Goiás, dentro do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.

“Tanto para gado de leite, mas principalmente em gado de corte. Além disso, é essencial a conscientização do produtor rural para a devida compreensão do seu papel e dos aspectos econômicos e de saúde que norteiam o tema. Este processo de sensibilização do produtor deverá ser uma das principais ações a ser desenvolvida pelas entidades,” ressaltou. Da Agrodefesa também participaram o diretor de Defesa, Sérgio Paulo Coelho, o gerente de Fiscalização Animal, Janilson Azevedo Júnior e o gerente do LabVet, Rafael Costa Vieira, e outros técnicos. A comprovação da vacina referente ao semestre, precisa ser feita até o dia 30 de novembro.

Entidades participantes

Estiveram presentes na reunião técnica, o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Armando Rollemberg, Uacir Bernardes, do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), a professora da UFG, Maria Clorinda Fioravantti, e os representantes da Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa), Elísio Arantes da Silva e Adrielly Silveira Alcântara.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agrodefesa

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar Goiás promove Fórum de Empregabilidade por meio do programa Talentos do Campo em Goianésia

Senar

Notícias

Senar Goiás orienta sobre contratação do plano safra 2025/26

Encontro

Notícias

Encontro estadual de técnicos de campo reúne mais de 700 profissionais para qualificação e celebra expansão da ATeG

Imagem