AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg/Senar e Ifag se reúnem com entidades do setor pecuário para melhorar o controle da brucelose no Estado

Imagem

O representante da Faeg em assuntos de sanidade animal, Antônio da Silva Pinto, a analista técnica do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Christiane Rossi, o coordenador técnico do Senar Goiás, Marcelo Penha e o gerente de relações institucionais do Senar Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima participaram na segunda-feira (14) de reunião com representantes de entidades do segmento pecuário com o intuito de debater estratégias zoossanitárias e reduzir o índice de brucelose no rebanho bovino em Goiás.

Segundo a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o objetivo é implementar um Plano de Ação que inclui maior cobertura vacinal contra a Brucella abortus, intensificação da fiscalização para identificação e saneamento de focos e educação sanitária.

Coordenado pelo gerente de Sanidade Animal, Antônio Leal, a coordenadora do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Glauciane Ribeiro de Castro Pires e pelo veterinário do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário - LabVet, Thiago Menegazzo, o encontro teve como destaque a prevenção. Para Antônio da Silva Pinto, reforçar a importância da vacinação por pessoas habilitadas, de todas as fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses, implica em melhorar os resultados de Goiás, dentro do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose.

“Tanto para gado de leite, mas principalmente em gado de corte. Além disso, é essencial a conscientização do produtor rural para a devida compreensão do seu papel e dos aspectos econômicos e de saúde que norteiam o tema. Este processo de sensibilização do produtor deverá ser uma das principais ações a ser desenvolvida pelas entidades,” ressaltou. Da Agrodefesa também participaram o diretor de Defesa, Sérgio Paulo Coelho, o gerente de Fiscalização Animal, Janilson Azevedo Júnior e o gerente do LabVet, Rafael Costa Vieira, e outros técnicos. A comprovação da vacina referente ao semestre, precisa ser feita até o dia 30 de novembro.

Entidades participantes

Estiveram presentes na reunião técnica, o chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Armando Rollemberg, Uacir Bernardes, do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária (Fundepec), a professora da UFG, Maria Clorinda Fioravantti, e os representantes da Associação Goiana dos Empresários Revendedores de Produtos Agropecuários (Agerpa), Elísio Arantes da Silva e Adrielly Silveira Alcântara.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agrodefesa

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Condições

Notícia

Condições climáticas e menor demanda influenciam os preços Hortigranjeiros

Produtor

Caso de Sucesso

Produtor de hortaliças hidropônicas, que tinha desistido do cultivo, retoma a atividade produzindo cinco vezes mais com a ajuda da ATeG do Senar Goiás

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Imagem