AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg/Senar/Ifag recebe comitiva da China para parcerias e ampliação da produção do arroz de sequeiro

Imagem

Desde o começo da semana os integrantes estão visitando várias entidades do setor agrícola do estado para conhecer o potencial goiano de produção de arroz, além de compartilhar experiências e tecnologia. Nesta quarta-feira (24/01), foi a vez do Sistema Faeg/ Senar/ Ifag

Na casa do produtor rural, a a comitiva da China foi recepcionada pelo vice-presidente da Faeg Eduardo Veras. Na abertura do evento, ele lembrou a visita que os integrantes da Federação fizeram à China em 2023 e ficaram surpreendidos com a agricultura local. Ele agradeceu a presença de todos e explicou a importância dessa interação entre o país asiático e as instituições de Goiás para desenvolver o setor agrícola, agora em especial, o arroz.

“A China é o principal parceiro comercial do estado de Goiás. E principalmente no agro. Não só de Goiás, como do Brasil. E nesse sentido a comitiva veio buscar expertise na produção de arroz, parceria, e com isso nós queremos realmente estabelecer essa parceria com a China nessa cultura. Isso vem inclusive daquele primeiro encontro onde Goiás se posicionou no sentido de dotar a China também naquilo que nós somos bons, de tecnologia, de tecnificação, para que eles possam se desenvolver. E agora já é um retorno disso. Com certeza essa troca de experiência de tecnologias é boa para ambos os países. E nisso nós queremos realmente aprofundar”, explicou.

O Superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, detalhou todo o trabalho desempenhado pela instituição, levando principalmente qualificação e assistência aos

produtores rurais. Os integrantes da comitiva ficam muito interessados no trabalho, considerando adotar programas parecidos no país asiático.

Leonardo Machado, assessor técnico de agricultura da Faeg, apresentou o setor agropecuário goiano e em seguida trouxe detalhes sobre a produção do arroz. Se destacam os municípios de Flores de Goiás (30,2 mil toneladas), São Miguel do Araguaia (26,3mil toneladas), São João d´Aliança (15,6 mil toneladas) e Piracanjuba (1,55 mil toneladas). “Apesar de produção ainda tímida, correspondente a 1%, no ranking nacional, o arroz cultivado em Goiás apresenta fortíssimo potencial, principalmente o arroz de sequeiro, também chamado arroz de terras altas, de forma irrigada sendo uma opção de safrinha na rotação de cultura”.

Zhu Youyong professor, membro da academia chinesa de agronomia e presidente honorário da universidade agrícola de Yunnan, apresentou o sistema de produção de arroz na província e os desafios enfrentados. “A visita a Goiás acontece para que possamos entender melhor a produção do arroz desenvolvido pela Embrapa arroz feijão e estabelecer uma parceria técnica, e conhecer também o trabalho com as entidades do setor agrícola, para melhorar produção de arroz de Sequeiro”, destacou.

Estiveram presentes na comitiva também :Cai Hong – professora, reitora da faculdade de proteção vegetal, Wen Jianchen – professor, vice-diretor do instituto de pesquisa do arroz, Chen Lijuan – ex-diretora do instituto de pesquisa do arroz,Tang Dongsheng – professora associada, faculdade de proteção vegetal.

Além de outros integrantes da diretoria e equipe do Sistema Faeg/Senar/Ifag, o evento contou ainda com a presença de Pedro Leonardo de Paula Rezende, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado de Goiás, Márcio Antônio Oliveira e Silva, coordenador da gerência de sanidade vegetal da Agrodefesa, presidentes de Sindicatos Rurais e produtores de arroz.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

AgriTechs:

AgriTechs: Facilitadores e Desafios para a Adoção Tecnológica no Campo

Arroz

Notícias

Arroz ganha destaque na produção goiana

Produção

Safra de Cana-de-Açucar

Produção de cana-de-açúcar pode reduzir 3,83% em relação ao ciclo 2023/24

Imagem