AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg Senar inaugura agricultura urbana na Secretaria de Educação

Imagem

Na tarde desta sexta-feira (19), o presidente do Sistema Faeg Senar, José Mário Schreiner, o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, o diretor técnico do Senar Goiás, Marcelo Lessa, o gerente de formação profissional rural, Leonnardo Cruvinel Furquim, a coordenadora técnica do Senar Goiás, Samantha Leandro, estiveram presentes com a secretária de educação, Aparecida de Fátima Gavioli e o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, para a inauguração da agricultura urbana, na sede da Secretaria.

José Mário agradeceu a presença de toda a equipe do Senar, da secretaria de educação e do secretário ressaltando a importância de transformar os espaços. “Trouxemos um curso o qual foi implantada uma horta de agricultura urbana. Qualquer espaço podemos ofertar produtos com sustentabilidade. Essa área foi transformada em algo bonito, é um grande modelo para proliferar e multiplicar,” contou. Ele ainda lembrou o quanto as crianças precisam admirar, respeitar e ter uma alimentação saudável.

De acordo com Furquim, foram plantados alface, rúcula, coentro, hortelã e couve. “A horta servirá para a comunidade de forma geral, e pretende se tornar modelo padrão para todo o Estado de Goiás,” informa. A secretária de educação, Aparecida de Fátima afirmou encantada o quanto a horta está a coisa mais linda do mundo. “Aqui virou um local turístico, muitos vem só para vê-la,” disse. Ela só tem a agradecer ao Senar Goiás, Seapa e Seduc pelo trabalho em conjunto. “Aqui nesse canteiro temos cheiro verde, chá, e dentro de até 15 dias vamos colher uma boa quantidade de verduras para servir no almoço e nas nossas formações continuadas,” contou.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto aproveitou a ocasião para agradecer ao presidente do Sistema Faeg Senar por promover essas ações no Estado de Goiás, e salientou ainda a participação da Emater. “Só temos a contribuir com essa expansão. Ficamos muito felizes por ter um espaço revitalizado como este e com produção de alimentos,” destacou. Foram capacitadas 62 pessoas nos cursos de Horta, Hidroponia e Paisagismo. Voltados para professores e diretores de colégios do estado, servidores da Gerência da Merenda Escolar e a comunidade em geral, eles têm o objetivo de promover a produção de alimentos em centros urbanos através de capacitação técnica.

Comunicação Sistema Faeg Senar

Imagens: Fredox Carvalho

Áreas de atuação

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem