AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg/Senar participa da abertura Nacional da Colheita da Soja

Imagem

Um dos principais eventos da sojicultura brasileira acontece no Parque de Exposições de Jataí e traz uma ampla análise do clima. A soja se tornou uma das principais fontes de renda para quem cultiva a terra. Por isso, o momento da colheita é muito celebrado por agricultores de todo o país.

O Superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, participou da abertura e destacou a importância dos produtores rurais e dos defensores do Agro. "Nós temos gargalos, barreiras que precisam ser superadas. Aqui eu destaco o presidente do Sistema Faeg/Senar, vice-presidente da CNA, deputado federal José Mário Schreiner, que trabalha diuturnamente. Juntamente com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), tem feito um trabalho belíssimo, na aprovação de projetos essenciais para o desenvolvimento do Agro".

Zé Mário afirmou que o Congresso tem atuado fortemente para avançar em matérias relacionadas à infraestrutura em todo País, com o total apoio do Governo Federal. "Temos uma política alicerçada no tripé: crédito, seguro e apoio à comercialização. Nós observamos que no seguro, a gente ainda precisa avançar, outro gargalo é a estrutura. Temos de ampliar a nossa infraestrutura, fazendo parcerias público-privadas para duplicação de rodovias, ferrovias, hidrovias para darmos competitividade, cada vez mais, ao setor agro brasileiro", observou.

O evento tem como temática "Rumo a maior safra de soja do mundo: os desafios de mercado, política e tecnologia para a agricultura brasileira". A realização da atividade é do Sindicato Rural de Jataí, da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), da Associação Goiana de Produtores de Soja (Aprosoja Goiás) e do sistema FAEG/SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás/ Serviço

Como manda a tradição, a cerimônia conta com colheitadeiras enfileiradas em campo para a abertura simbólica da colheita. Antes disso, o Projeto Soja Brasil trás uma análise bastante completa sobre as perspectivas para 2020, através de uma roda de conversa com os principais nomes do setor, liderados pelo analista de mercado André Pessôa. Outro convidado especial, o pesquisador da Embrapa Adeney Bueno falará sobre a importância dos produtos biológicos para a agricultura atual. Ele mostrará a conjuntura atual desta alternativa mais sustentável para a soja.

Expectativas

Segundo os representantes do setor, a meta para 2020 já está definida: posicionar o Estado de Goiás como o maior produtor de soja mundial. Para isso, a estimativa é de uma produção de mais de 12 milhões de toneladas. "É o reconhecimento de um Estado que, cada vez mais, aumenta sua capacidade de produzir, implanta as mais novas tecnologias e, ao mesmo tempo, respeita o meio ambiente", ressaltou Caiado, que, ao final do evento, conduziu uma colheitadeira de última geração, abrindo simbolicamente a colheita deste ano.

Comunicação Sistema Faeg/Senar

Áreas de atuação

Veja também

Mercado

Notícia

Mercado de aluguel de máquinas agrícolas apresenta boas opções para pequenos e médios produtores

Apicultores

Notícia

Apicultores de Goiás devem cadastrar propriedade criadora de abelhas junto a Agrodefesa

Interleite

Notícia

Interleite Brasil 2024 será realizado com apoio do Senar Goiás

Imagem