O presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado Federal José Mário Schreiner, conheceu nesta segunda-feira 10/02, juntamente do superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, do governador de Goiás, empresários, pesquisadores, reitores de universidades e demais autoridades, o Projeto Biomas Tropicais. Desenvolvido em parceria com o Instituto Fórum do Futuro, é uma iniciativa voltada ao emprego do conhecimento científico no uso racional dos recursos naturais disponíveis nos diferentes ecossistemas brasileiros para a produção sustentável de alimentos.
"Um debate como esse precisa ser enaltecido porque ele vai colocar à tona os mitos que existem nesse Brasil agro. Precisamos mostrar todo o brilho que está sobre o agro e ele precisa brilhar sobre os produtores rurais", destacou Zé Mário, durante sua fala na cerimônia realizada no Palácio das Esmeraldas .
O piloto será desenvolvido em Rio Verde. Em três anos, a proposta é de tornar o local como polo global de produção de alimentos sustentáveis. O projeto Biomas Tropicais tem como objetivo avaliar impactos de áreas ocupadas e criar alternativas para o manejo da atividade agrícola por meio de pesquisas nos diversos biomas do país, sempre em busca de uma agricultura tropical sustentável. Ele é desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as Universidades Federais de Lavras e Viçosa, além da Universidade de São Paulo (USP), contando com o suporte do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
O Instituto Fórum do Futuro é um grupo de reflexão independente que promove debates de valorização da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação a partir da perspectiva do desenvolvimento sustentável. A área central de interesses do projeto é a cadeia de valor do alimento e a bioenergia. Para mais informações, basta acessar o site https://www.forumdofuturo.org/home/.
Comunicação Sistema Faeg/Senar