AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg/Senar quer destravar processo de energia elétrica

Imagem

Reunião na Alego discutiu setor energético com vários representantes da sociedade

O analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves dos Santos participou na última segunda-feira (29), do Fórum Energético de Goiás, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). De acordo com ele, a reunião do Fórum permanente discutiu assuntos relacionados ao setor energético de Goiás, com a participação de vários representantes do poder legislativo, executivo e da sociedade civil organizada, além da própria Enel.

“Essa é a primeira reunião do ano e a intenção é que ela ocorra mensalmente, e podemos destacar a discussão de algumas diretrizes institucionais do Fórum e ações estratégicas para o desenvolvimento do setor, principalmente a participação do poder legislativo. A proposta da Faeg é que o produtor rural possa ser atendido, já que muitas propriedades não têm acesso à energia elétrica, e mediante essas discussões e com os representantes do Fórum, podemos dar segmento a isso, destravando o processo para que a energia possa chegar às propriedades rurais,” enfatiza o analista técnico.

A pauta de energia elétrica no Estado mostra uma deficiência ainda muito grande, e é preciso evoluir de alguma forma para atender todos os segmentos que fazem uso dela. “Outro ponto discutido no quesito desafios e demandas foi a ampliação e isenção de ICMS para toda a cadeia fotovoltaica, tanto para projetos consolidados e iniciados quanto para os futuros, de modo que sejam concretizados. Outro foi relacionado à linha de crédito para que haja liberação menos burocrática por entidades de crédito próprias do estado via Goiás Fomento ou FCO, visando atender a demanda do mercado,” conta Alexandro.

A burocracia e criação de uma licença ambiental simplificada para os empreendimentos de energia renovável e a atuação junto à concessionária de distribuição de energia elétrica, também foram pontos discutidos pelos participantes do Fórum.

Comunicação Sistema Faeg/Senar
Áreas de atuação

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem