AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Sistema Faeg/Senar realiza missão técnica em Brasília com 100 dirigentes e lideranças sindicais

Imagem


O Sistema Faeg/Senar realizou, nos dias 21 e 22 de maio, Missão Técnica em Brasília, que contou com a participação de 100 presidentes e lideranças de Sindicatos Rurais goianos e toda a diretoria da Faeg. A comitiva goiana participou de agendas na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os dirigentes também conheceram o Ministério da Agricultura e Pecuária e a Câmara dos Deputados, onde foi realizada sessão solene em homenagem aos 73 anos da Faeg e aos 31 anos do Senar Goiás.

As boas-vindas na CNA aos líderes sindicais foi feita pelo vice-presidente da entidade e presidente da Faeg, José Mário Schreiner,que destacou a importância dos sindicatos rurais na defesa dos interesses dos produtores e que é preciso ser feito um esforço conjunto para ampliar a base de representatividade com o objetivo de fortalecer o setor.

“Estamos aqui para cumprir um papel. Temos a missão de defender os interesses dos produtores rurais”, enfatizou o presidente.

A recepção na CNA contou com a participação do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara; e de representantes da FPA - Frente Parlamentar da Agropecuaria, os deputados federais Alceu Moreira (MDB/RS) e Evair de Melo (PP/ES); e dos presidentes de Federações de agricultura e pecuária estaduais Marcelo Bertoni (Famasul), Mário Borba (Faepa) e Paulo Carneiro (Faet).


Durante a visita, os participantes conheceram as principais ações desenvolvidas pelo Sistema CNA/Senar/Instituto CNA na área técnica, internacional, jurídica, nas relações institucionais e dos principais projetos dessas entidades.

Na sequência, foi a vez dos dirigentes conhecerem o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde foram apresentadas as diretrizes e o programa do Plano Safra. Um debate positivo que contou com a participação do secretário Nacional de Política Agrícola, Neri Geller, juntamente com os diretores do órgão, Jonatas Pulquerio (Gestão de Risco) e Wilson Vaz (Financiamento Rural).

Para a presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Ana Amélia Paulino, a missão técnica foi muito importante para qualificação sindical.

“Para o Sindicato Rural foi um momento de aprendizado, vai somar na condução diferenciada de nossa gestão. Missões como estas valorizam e mostram a relevânciada base sindical. O produtor rural precisa entender que nós somos seres politizados, que somos lideranças classistas. A importância dessa interligação entre a classe e a política é fundamental para que possamos somar esforços na busca de interesses direcionados efetivamente ao produtor rural”


Já o presidente do Sindicato Rural de Ceres, Ademar José Júnior, avaliou que a missão em Brasília foi de suma importância para desmistificar percepções.

“Tivemos a oportunidade de ver na prática como é que o Sistema CNA constrói as pautas e trabalha todo o processo de representação do produtor rural junto a todos os órgãos. Foi de fundamental importância para que pudéssemos entender como é que dentro do Congresso as pautas do setor são tratadas. Desmistificando o que muitos acreditam que seja. Foi uma experiência ímpar para saber como nasce um projeto de lei, entender toda sua tramitação e todo o trabalho e a discussão e articulação que a CNA faz”, explica.


O dirigente do Sindicato Rural de Ceres ainda reforça a importância das entidades de defesa do setor.

“Foi fundamental saber que existe uma Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) que atua na defesa do produtor rural. Mas sem dúvida nenhuma, estar junto e trocar experiências com os presidentes de sindicatos também agregou e muito a todo o sistema”, enfatizou.

Faeg 73 anos. Senar 31 anos

No último dia da missão técnica em Brasília, os participantes tiveram agenda na Câmara dos Deputados, onde participaram da Sessão Especial em homenagem aos 73 anos da Faeg e 31 anos do Senar Goiás. A solenidade foi requerida pela deputada federal Marussa Boldrin (MDB-GO).

“Uma oportunidade de homenagear a Casa do Produtor rural de Goiás. É importante reconhecer o trabalho da Faeg, do Senar e de todos que fazem parte dessa entidade tão importante para o agro goiano. O plenário da Câmara dos Deputados acolhendo o verdadeiro ato em defesa do agro brasileiro”, celebrou a deputada.

Durante a sessão solene, o presidente José Mário Schreiner reforçou que o legado da entidade se mensura, por aqueles que, diuturnamente, dedicaram e se dedicam para consolidar a instituição que há mais de sete décadas contribui para a valorização dos produtores rurais. “Rendo as minhas homenagens a todos que fazem parte dessa história. Lideranças que foram peças-chaves para a consolidação da Faeg e do Senar Goiás, como também, para o desenvolvimento da atividade agropecuária goiana”, ressaltou.

Durante a solenidade, o superintendente da Faeg Claudinei Rigonatto apresentou um resumo da história da Faeg, relembrando todos os seus dirigentes e os principais desafios e conquistas de cada época, afirmando que "a Faeg é a grande voz do produtor rural, que por meio de seus 130 Sindicatos Rurais espalhados por todo Estado, leva programas, serviços e faz a defesa da classe" .



Dirceu Borges, destacou a atuação do Senar Goiás na vida do produtor rural.

73 anos da Faeg e 31 anos de atuação da maior Escola da Terra, o Senar Goiás. E o que nos motiva para estar lá todos os dias cumprindo a missão e as nossas tarefas é a transformação na vida das pessoas atingidas pelas ações do Senar. Temos alcançado números históricos de atendimento, ofertando capacitação, qualificação e levando mais conhecimento e assistência para o campo e para as cidades”, destacou o superintendente.


Comunicação do Sistema Faeg/Senar/Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Produção

Notícia

Produção de soja e milho sofreram ajustes dos números para safra 23/24

Safra

Agricultura

Safra 23/24: Relatório do USDA apresenta leves oscilações

Senar

Notícia

Senar Goiás lança curso online: “Nutrição de bovinos de leite na era da pecuária 4.0”

Imagem