No segundo dia (22) - da Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária - Expopec, o período da manhã foi pautado por dois assuntos que tiram o sono dos pecuaristas: Formação e Manejo de pastagem e rentabilidade do rebanho.
O Zootecnista e doutor em ciência animal e pastagens na Massey University, Leandro Martins Barbero, explicou sobre o melhor momento de colocar e tirar o gado do pasto. “ A altura de saída é variável, mas deve ser 50% da entrada, porque se deixar rebaixar demais, o animal consome vegetal de baixa qualidade e perde peso”, alertou.
Leandro deu uma aula de como aumentar a rentabilidade e peso do animal, com técnicas simples de manejo de pastagem. Ele ensinou que além de observar o pasto, o pecuarista deve ficar atento ao comportamento do animal, que sempre reage a pasto sem qualidade. No final, o zootecnista reforçou que “ fazer pecuária é uma arte que precisa de paixão e muita técnica”.
Lucros e rentabilidade foram as abordagens do segundo palestrante do dia, Guilherme Pontieri, que é diretor da Agro Pontieri e presidente da Associação dos fornecedores de cana da usina Bom-sucesso e da BSCOP.
O médico veterinário provocou o público a refletir sobre a necessidade de investir em manejo de pastagens, tecnologia de controle de gestação e sucessão familiar. “Desafio o pecuarista a investir no negócio, assumindo os riscos como fazem os produtores de soja. Falta atitude do pecuarista para promover resultado”, pontuou.
Pontier também defendeu que a pecuária precisa de recursos financiados, assim como acontece na agricultura e concluiu alertando que rentabilidade exige conhecimento, investimento e coragem. “ Temos muito o que aprender com os produtores de grãos, muita coisa já melhorou, evoluiu, mas ainda precisamos romper paradigmas e acreditar na juventude que traz a tecnologia no sangue”, finalizou.
Confira como foi:
https://bit.ly/2HBZkPCPAINEL 2 - NUTRIÇÃO
Ricardo Passos palestrou sobre Nutrição de Fêmeas
Flávio Dutra de Resende abordou semi-confinamento
Rodrigo Segantini - explicou sobre produção precoce.
Confira:https://bit.ly/2CKDoxV
Comunicação Sistema Faeg Senar