AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Soluções para aumentar a rentabilidade do rebanho são apresentadas na 4º Expopec

Imagem

No segundo dia (22) - da Exposição das tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária - Expopec, o período da manhã foi pautado por dois assuntos que tiram o sono dos pecuaristas: Formação e Manejo de pastagem e rentabilidade do rebanho.

O Zootecnista e doutor em ciência animal e pastagens na Massey University, Leandro Martins Barbero, explicou sobre o melhor momento de colocar e tirar o gado do pasto. “ A altura de saída é variável, mas deve ser 50% da entrada, porque se deixar rebaixar demais, o animal consome vegetal de baixa qualidade e perde peso”, alertou.

Leandro deu uma aula de como aumentar a rentabilidade e peso do animal, com técnicas simples de manejo de pastagem. Ele ensinou que além de observar o pasto, o pecuarista deve ficar atento ao comportamento do animal, que sempre reage a pasto sem qualidade. No final, o zootecnista reforçou que “ fazer pecuária é uma arte que precisa de paixão e muita técnica”.

Lucros e rentabilidade foram as abordagens do segundo palestrante do dia, Guilherme Pontieri, que é diretor da Agro Pontieri e presidente da Associação dos fornecedores de cana da usina Bom-sucesso e da BSCOP.

O médico veterinário provocou o público a refletir sobre a necessidade de investir em manejo de pastagens, tecnologia de controle de gestação e sucessão familiar. “Desafio o pecuarista a investir no negócio, assumindo os riscos como fazem os produtores de soja. Falta atitude do pecuarista para promover resultado”, pontuou.

Pontier também defendeu que a pecuária precisa de recursos financiados, assim como acontece na agricultura e concluiu alertando que rentabilidade exige conhecimento, investimento e coragem. “ Temos muito o que aprender com os produtores de grãos, muita coisa já melhorou, evoluiu, mas ainda precisamos romper paradigmas e acreditar na juventude que traz a tecnologia no sangue”, finalizou.

Confira como foi:

https://bit.ly/2HBZkPC

PAINEL 2 - NUTRIÇÃO

Ricardo Passos palestrou sobre Nutrição de Fêmeas

Flávio Dutra de Resende abordou semi-confinamento

Rodrigo Segantini - explicou sobre produção precoce.

Confira:https://bit.ly/2CKDoxV

Comunicação Sistema Faeg Senar

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Notícia

Senar Goiás oferece curso para prevenir e combater incêndios em áreas agrícolas

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Imagem