Desafio AgroStartup 2024 foi lançado durante o evento com premiação de 60 mil reais para os vencedores
O sistema Faeg Senar através do seu Hub de inovação Campo Lab realizou neste sábado, 17/02, no auditório da UniAlfa, em Goiânia, o Start Agro Innovation 2024, em sua oitava edição a temática foi Tecnologia, Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão, temas em evidência, como ESG, a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) na produção agropecuária, com foco na agricultura regenerativa, bioeconomia e neutralidade de carbono fizeram parte da programação.
O agro hoje é feito de máquinas modernas, com computadores de bordo, GPS, software de gestão, IoT, diversas tecnologias sendo implementadas, criadas para que possam ser utilizadas no campo. “Fica claro que o mercado precisa de muita mão de obra especializada, pessoas, profissionais aptos a operar essas tecnologias, para que elas não fiquem ociosas, desperdiçadas. E é isso que nós estamos querendo, buscar capacitar as pessoas para conhecer essas tecnologias, essas inovações. O Senar entende que inovar representa em aumento das chances de acertar na tomada de decisão nas produções do campo. Precisamos levar aos nossos produtores, independente da cadeia produtiva, seja um pequeno, médio ou um grande produtor. Talvez até familiares dos jovens do Faeg Jovem, que estejam enfrentando um problema na propriedade, um gargalo que ele tem no dia a dia e que através de uma capacitação, de uma mentoria, de um recurso, possam ser sanadas. Conclui Dirceu Borges, Superintendente do Senar Goiás
O evento reuniu cerca de 500 membros dos grupos de Faeg Jovem de todas as regiões do estado em 15 caravanas. “Os representantes dos 50 melhores grupos do concurso de 2023 foram convidados a participarem do evento. Além de ser um evento para a inovação e tecnologia, o Start Agro Innovation serve para que eles conheçam como a tecnologia é principalmente hoje voltada para a inteligência artificial, tudo isso pode ajudar na mudança da vida do produtor rural, a realidade lá no campo. A ideia é premiar esses grupos que trabalharam
também no concurso do Faeg Jovem no ano passado. Então além de ser uma premiação, é um momento que a gente utiliza desses nossos talentos lá na ponta para que eles conheçam, entendam as oportunidades e disseminem esse conhecimento” conclui Carolina Berteli, Gerente de formação profissional do Senar Goiás e coordenadora do Faeg Jovem.
A geração de novos empregos no agronegócio por meio da tecnologia e da inovação, com atenção especial à qualificação profissional e ao desenvolvimento de habilidades digitais foi um dos temas abordados nos painéis durante o evento que contou ainda com a apresentação de pitch’s de startups. Henrique Del, sócio da startup CROMAI, que trabalha com a identificação de pragas na cultura da cana de açúcar enfatizou a necessidade de qualificação profissional para não perder espaço no mercado de trabalho.” Muito se fala sobre a tecnologia tirar muita gente do mercado de trabalho, não vejo dessa forma. Hoje a gente tem um alto déficit de pessoas para operar os drones, por exemplo. Nós temos hoje um déficit de mão de obra, por isso não podemos falar que a inteligência artificial, que vai tirar as pessoas do mercado, mas essas pessoas vão ter que se reinventar e criar novas oportunidades dentro dessa nova área que vem crescendo cada dia mais, por isso eventos como esse são importantes”, finaliza Henrique.
Um dos palestrantes Thiago Bortoli, Diretor de Novos Modelos de Negócio & Ventures da Bayer para a América Latina,falou sobre a importância da coleta de dados para o desenvolvimento de novas tecnologias, trabalho que hoje a empresa focou suas pesquisas.” Se não entregar valor hoje, o produtor também não vai adotar. A Bayer
está utilizando esses dados para desenvolver novos modelos de negócios, que ajudam o produtor a produzir mais com menos, inclusive com um programa ProCarbono, que tem se utilizado também dessas coletas de dados para ajudar o país a sequestrar mais carbono e ajudar o nosso planeta. Participar deste evento com 500 jovens é muito bom pois essa mensagem vai chegar para que ela seja difundida em todo o estado. E a gente sabe como que a gente precisa buscar conhecimento, sempre, a vida toda, cada vez mais, com as coisas mudando”, pontuou Thiago.
Outros temas foram abordados como Aplicações da Inteligência Artificial na agricultura para aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar a gestão da propriedade. Monitoramento e controle da produção em tempo real, com foco na agricultura de precisão e na otimização do uso de recursos. Contou ainda com a presença profissionais em debates e palestras de alto nível como, Eduardo Hara, Gerente de Geração e Difusão de Tecnologia do Centro Tecnológico Comigo, com as últimas tendências em agricultura digital e como elas podem beneficiar os produtores. Celso Camilo, Mestre e Doutor em Inteligência Artificial e membro fundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA-UFG), explorou o potencial da IA para revolucionar o agronegócio. Representantes de importantes empresas ligadas à tecnologia, inovação e agronegócio, como Pivot, Huawei, Microsoft e AWS, participaram do evento.
O Start Agro Innovation, marcou o início dos programas de inovação do Sistema Faeg Senar em 2024, com foco em impulsionar o agronegócio de forma sustentável e tecnológica, foi lançado o Desafio Agro Startup 2024, com parcerias caminhando juntas com Sistema Faeg Senar, entre eles o SEBRAE Goiás, Fundação de Amparo à
Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Bayer, com muitas novidades para esse ano." Em sua oitava edição o programa será realizado em 12 municípios do estado, começa em junho onde os projetos após as rodadas de capacitação, participarão em outubro de uma rodada de apresentação e serão escolhidas as melhores soluções de cada regional, que receberão R$60 mil, por startup vencedora. É a oportunidade de tirar uma ideia do papel, concretizar um sonho, criar um startup, uma solução, virar um unicórnio, um empreendedor de sucesso, não só no nosso estado, no país ou no mundo. O edital já está publicado no site www.sistemafaeg.com.br/campolab , para mais informações”, comemora Pedro Camilo, Diretor de tecnologia da Informação do Sistema Faeg Senar.
Comunicação Sistema Faeg Senar