AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Suinocultores contam com apoio da Faeg, na busca de apoio para ampliar produção no estado

Imagem

Representantes da AGS - Associação Goiana de Suinocultura, acompanhados dos representantes da Faeg, Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, o Vice-Presidente Institucional, Ailton José Vilela e o Analista Técnico do Ifag Marcelo Penha, participaram essa semana de uma reunião com o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços do Estado de Goiás (SIC), José Vitti e com o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Lissauer Vieira.

A AGS solicitou ao governo estadual investimentos para atrair mais abatedores, inclusive auxílio numa planta recentemente desativada em Cachoeira Alta, que possui o SIF, do governo federal. Segundo o Presidente da AGS Eugênio Arantes, existe uma urgência para resolver a questão para que a estrutura física seja mantida dentro das normas do SIF e aproveitar a mão de obra capacitada utilizada na unidade com a volta da atividade no frigorífico desativado. “A cadeia suína emprega aproximadamente 50 mil pessoas na área de forma direta e indireta, o que a coloca entre as grandes geradoras de emprego e renda. A categoria tem potencial para aumentar as 105 mil matrizes existentes, mas se esbarra na falta de estrutura para o abate”, afirma Eugênio.

Segundo a associação um dos grandes gargalos no entanto, é a falta de mais frigoríficos com SIF (Sistema de Inspeção Federal), que permite acessar mercados fora do estado ou mesmo no exterior, visto que o mercado já se mostra saturado. Outro fator positivo apresentado pela Associação com a ampliação na produção, é colaborar com a cadeia produtiva de grãos, pois será possível aproveitar a matéria prima ( milho e soja), produzidas no estado.

Ailton José Vilela, Vice-Presidente Institucional da Faeg faz questão de apoiar o trabalho. “ A Federação juntamente com Ifag se colocam à disposição para contribuir fornecendo o projeto de viabilidade da proposta de absorção o frigorifico de cachoeira alta. Recentemente foi entregue a AGS, pelo IFag, um diagnóstico da cadeia da suinocultura no estado, que pode contribuir para a conclusão mais rápida do projeto”, assegurou Ailton.

A SIC se propôs articular na busca de possíveis indústrias de processamento de carne suína para investir neste setor. Ao final da reunião, Vitti diz que vai aguardar estudos da pasta sobre a produção e abate de suínos em Goiás e o potencial de crescimento desse mercado.

Comunicação Sistema Faeg Ifag

Áreas de atuação

Veja também

Festa

Notícia

Festa de sabores que dura o ano todo

Soja

Notícia

Soja e milho sofreram pequenas variações na produção na Safra 23/24

Prazo

Notícia

Prazo de vacinação contra brucelose é ampliado até outubro

Imagem