Moradores de Portelândia (GO), município localizado há 454 km de Goiânia, estiveram em festa no último final de semana. A 10ª Festa do Carreiro terminou neste domingo (21), com cavalgada e desfile das comitivas, além de um grande almoço servido para a população. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, fez questão de participar da tradicional festa e não perdeu a oportunidade de cavalgar juntamente com as comitivas. “Tenho um carinho muito grande por Portelândia, vizinha da minha querida cidade Mineiros. A cavalgada é uma bela tradição que deve continuar sendo mantida, pois preserva a cultura e raízes do povo goiano. Quero parabenizar o prefeito Manoelzinho e sua equipe da secretaria de cultura e eventos, que organizou essa programação, todos os cavaleiros que vieram de longe para participar da cavalgada e aos moradores de Portelândia e região que compareceram em peso nessa maravilhosa festa”, ressaltou.
Para o prefeito de Portelândia, Manoel Resende, a festa superou as expectativas. “Graças a Deus e ao empenho de todos conseguimos fazer essa linda festa. Tivemos uma excelente participação do público. Isso superou nossas expectativas. Toda a programação só foi possível graças aos nossos parceiros e quero ressaltar a parceira coma a Faeg”, diz.
Segundo o comandante da Polícia Militar, Major Elifaz Alencar, o evento atraiu cerca de 10 mil pessoas. O público compareceu para assistir ao desfile das 19 comitivas, que vieram de regiões próximas do município de Portelândia, sendo que alguns cavaleiros viajaram 12 dias para chegar à Festa. Além de autoridades políticas de Portelândia, o evento teve ainda a presença do deputado estadual Lissauer Vieira, representante da Frente Parlamentar do Agronegócio.
A Festa
A 10ª edição da Festa do Carreiro contou com quatro dias de programação, com shows de artistas locais, missa sertaneja, culto ecumênico e homenagens, encerrando com a cavalgada das comitivas e o tradicional arroz carreteiro preparado no panelão gigante. De acordo com a secretária de Cultura e Eventos, Jaydiane Carvalho, o desfile dos carreiros atrai comitivas de várias regiões do estado. A festa é uma tradição no estado. Este ano as quatro melhores comitivas receberam premiação em dinheiro para os organizadores do evento, um pequeno incentivo a mais. “Uma equipe julgadora avalia a comitiva mais organizada, uniformizada e que trata bem os animais durante todo o percurso da cavalgada”, explicou.
Homenagens
Além de fazer a entrega das premiações para as comitivas vencedoras, no palco montado no centro da cidade, algumas pessoas receberam o prêmio carro de boi, como o carreiro mais antigo da festa, a primeira mulher a participar da cavalgada e o presidente da Faeg, como parceiro do evento.
Texto: Francis Telles
Fotos: Larissa Melo