Treinamento de GPS do Senar qualifica estudantes e produtores

Imagem

Fabiana Sommer, de Rio Verde

11-04-2014-Curso-de-GPS-TecnoshowEm parceria com o Sindicato Rural de Rio Verde, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás realizou duas turmas do Treinamento em Operação de GPS – Máquinas Agrícolas, durante a Tecnoshow Comigo 2014. O curso foi amplamente demandado graças às exigências do mercado, que a cada dia busca profissionais capacitados para operar as máquinas, que constantemente passam por transformações tecnológicas.

O treinamento consiste no aperfeiçoamento do sistema de GPS, instalação, configuração e operação dos recursos. De acordo com o instrutor do Senar Goiás Helder Nominato, para se operar uma máquina com GPS, o mais importante é ter conhecimentos em informática. “Sempre alertamos nossos profissionais que o mercado hoje exige noções básicas em informática. É muito difícil trabalhar neste ramo se a pessoa não tiver um bom controle desta área”, afirmou Nominato.

O acadêmico de agronomia Luis Cláudio Jesus Costa resolveu fazer o treinamento com o intuito de se qualificar na área, uma vez que também é produtor rural e precisa estar em constante aperfeiçoamento. “A minha experiência com GPS era apenas a de ver outros produtores manuseando, por isso resolvi participar, para agregar conhecimento e tirar minhas dúvidas sobre a demarcação de pontos”, informou Costa.

O também estudante Jairo Martins Parreira Neto nunca teve contato com os equipamento e resolveu participar para que, em um futuro próximo, esteja capacitado para o mercado de trabalho. “Achei o curso ótimo. Consegui obter informações importantes da área”, avaliou.

O curso em GPS tem sido um dos mais requisitados ao Senar Goiás. Em um mês, o instrutor chega a ministrar 11 cursos e acredita que a grande procura é em virtude da necessidade de profissionais qualificados no mercado. “Muitas empresas e produtores só contratam os profissionais após a qualificação do Senar”, conclui Nominato.

Áreas de atuação

Veja também

Queda

Notícia

Queda nos preços marca início de março no mercado de feijão após altas recentes

Produtores

Notícia

Produtores de cachaça de alambique e doce de leite têm até 31 de março para se inscrever no Prêmio Brasil Artesanal 2026

Desafio

Notícia

Desafio AgroStartup 2026 abre inscrições para impulsionar soluções inovadoras no agronegócio goiano

Imagem