AJUDA
O seu próximo passo no campo goiano começa agora! Conheça todas as possibilidades que o Sistema FAEG oferece a você:

Uso de drones avança cada vez mais na agropecuária goiana

Imagem

Expopec Drone Anne Vilela 09O uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), mais conhecidos como drones, está crescendo cada vez mais na agricultura. O interesse crescente de produtores rurais pela tecnologia se explica pela influência positiva em dois fatores essenciais para a atividade: produtividade e custo. O equipamento capta imagens que permitem conferir in loco, por exemplo, quais áreas têm doenças ou pragas. Mas para utilizar esse equipamento, é preciso ter conhecimento, prática e habilidade. Uma forma de conseguir se informar melhor é por meio da qualificação profissional. Por esse motivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) formatou um treinamento voltado para a pilotagem de drones.

A carga horária é de 24 horas. O conteúdo envolve assuntos sobre a segurança e saúde do trabalhador; fundamentos e aplicações do drone; partes básicas do drone; procedimentos de voo (regulamentação e orientações) e técnicas de voo com drones. O treinamento, assim como todos os ofertados pelo Senar Goiás é totalmente gratuito.

Orientação é o caminho

Segundo o instrutor do Senar Goiás e sócio co-fundador da Hover Drone Br, Gustavo Ferreira de Morais - que atua neste segmento -, diz que é importante conhecer as principais práticas de conservação e monitoramento de drone, como fazer um voo seguro e que legislações devem ser atendidas para operar com drone regulamentado. Ele acrescenta que existem no mercado dois equipamentos (VANT/Drone) usados para mapeamento aéreos, que são Asa Fixa e Multirrotor.

Gustavo informa ainda que é necessária essa busca por qualificação, porque muitos erros são cometidos no uso do drone em campo. Entre os principais estão falta de manutenção no equipamento, uso e armazenamento incorreto das baterias, voo em áreas indevidas, voo fora do campo de visão e prática de voo sem treinamento. “É necessário sempre realizar a manutenção preventiva, dando uma atenção especial para a bateria, e realizar voos segunda as normas de segurança descritas nos manuais da ANAC”, diz. Sobre valores, ele acrescenta que são equipamentos com valores variáveis, mas quanto mais profissional, maior o valor. “É necessário avaliar quais serviços serão realizados”, destaca.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Anne Vilela

Áreas de atuação

Veja também

Senar

Senar nacional promove capacitação de instrutores de equideocultura de Goiás

Programa

Programa Saúde do Adolescente Rural contribui com educação e qualidade de vida

ProArte:

Notícia

ProArte: Senar oferece programa gratuito para ajudar produtores artesanais

Imagem